Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Construções sustentáveis: Procel promoverá edifícios alimentados exclusivamente por energia renovável

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 23/06/2020 2 min

Construções sustentáveis: Procel promoverá edifícios alimentados exclusivamente por energia renovável

por Beatriz Zanut Barros | 23/06/2020
Copiado!

Nas construções sustentáveis, energias renováveis compensam o consumo da construção

Construções sustentáveis fazem parte do conceito de transição energética, em que o objetivo é aumentar o uso de energia renovável, e diminuir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera. Como consequência, irá melhorar a matriz energética, e reduzir os impactos ambientais.

Este tipo de construção sustentável faz parte de um conceito chamado near zero energy buildings (NZEB), dentro do qual é incluso a alta eficiência energética, em que se utilizam equipamentos voltados à diminuir o consumo. Esse consumo será balanceado por fontes de geração de energia renovável. Neste conceito, foram apresentadas 32 propostas por instituições públicas, mistas e sem fins lucrativos para receber até R$1 milhão de reais para viabilização do projeto. 

Quem receberá o subsídio para implementar a construção sustentável?


A seleção dos projetos foi avaliada em duas etapas: na primeira foi avaliado a sustentabilidade, novas tecnologias e o uso da edificação. Já na fase final foram avaliados os requisitos técnicos para implementação do NZEB.

As edificações serão construídas em quatro estados do país. A construção sustentável da foto abaixo foi desenvolvida pelo centro de pesquisa de energia elétrica (Eletrobrás Cepel) em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Esta construção será erguida na cidade universitária da UFRJ e será dividida em espaços de capacitação profissional, um pequeno museu dedicado aos temas ‘eficiência energética’ e ‘geração de energia’, pesquisas, palestras, etc. 

Projeto da casa modelo construções sustentáveis na Cidade Universitária da UFRJ
Projeto da casa modelo na Cidade Universitária da UFRJ (Fonte: Procel)

Já a segunda construção sustentável será um prédio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que apresentou salas de aula e um laboratório de inspeção de eficiência energética creditado pelo Inmetro para emissão da etiqueta PBE-Edifica.

A terceira construção sustentável será a expansão do centro de pesquisa e capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que será construído no campus da instituição, em Florianópolis.

Para finalizar a lista de projetos piloto, a Universidade de Brasília (UNB) receberá o benefício para a criação de um modelo de coworking no parque tecnológico da instituição; esses escritórios serão voltados para pesquisa de balanço energético nulo e sustentabilidade nas edificações.

Projetos seguem tendência global em construção civil

Como os projetos piloto serão implementados em diferentes regiões do país, a Procel irá analisar o progresso das instalações NZEB em diferentes condições climáticas. Cada proposta servirá de base para o setor de construção civil para o desenvolvimento de projetos futuros.

A utilização deste tipo de tecnologia no Brasil faz com que o país siga o modelo de outros países. Por exemplo, na União Européia será obrigatória a implementação de NZEB a partir do ano de 2021. Com isso, se espera que reduza a demanda por energia em instalações residenciais.

Fonte: PROCEL

O que você pensa sobre construções sustentáveis? Qual a previsão de implantação para a toda a população na sua opinião? Conta para a gente nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários