O concreto ciclópico é um sistema construtivo que incorpora grandes pedras no concreto convencional, conhecidas como "pedra-de-mão" ou "matacão". Essa técnica tem origem nas construções ciclópicas gregas, onde grandes blocos de pedra eram utilizados sem argamassa para fixá-los. O objetivo é reduzir o número de juntas e fortalecer a estrutura. Confira mais informações neste texto do Engenharia 360!
Como é feita a composição do concreto ciclópico?
Embora possa ser confundido com a alvenaria de pedra argamassada, o concreto ciclópico possui diferenças na dosagem dos componentes.
Como dito antes, na composição do concreto ciclópico vão pedras de grande porte. Essas pedras são limpas, saturadas e adicionadas manualmente à massa de concreto durante a concretagem. E, no fim das contas, o método construtivo é basicamente semelhante ao do concreto convencional, mas geralmente não utiliza armaduras na estrutura.
Então, vale dizer que a dosagem do concreto ciclópico não é regulamentada, ficando a critério do profissional responsável e do órgão contratante. Para testar a resistência à compressão do concreto, usam-se corpos de prova de acordo com as normas vigentes.
Veja Também:
Basalto: O 'pó mágico' para combater as mudanças climáticas e fortalecer a Engenharia
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quais são os cuidados necessários na sua preparação do concreto ciclópico?
Antes de tudo, devemos repetir que a dosagem dos componentes do concreto ciclópico deve ser determinada por um engenheiro responsável ou pelo órgão contratante. Fato curioso é que, nesse processo de construção, elimina-se, por exemplo, a capacidade drenante em muros de arrimo. Além disso, e apresenta dificuldades no cálculo estrutural devido à heterogeneidade das pedras. Tudo isso faz requerer ainda mais o acompanhamento executivo de profissionais experientes.
Veja bem, esse tipo de concreto pode ser aplicado em estruturas de grande porte. Porém, mesmo assim, há falta de literatura sobre o assunto. Algo a ser observado é que as pedras-de-mão utilizadas devem ter granulometria variada, tamanhos superiores a 10 cm e peso médio acima de 5 kg por pedra, sendo originárias de rochas com qualidade semelhante à brita utilizada no concreto.
Veja Também:
Tudo o que Você Precisa Saber sobre o Concreto Celular: Benefícios e Limitações
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quais são as principais vantagens e desvantagens do concreto ciclópico?
Vantagens do Concreto Ciclópico:
- Maior resistência mecânica em comparação com concretos convencionais.
- Redução do uso de elemento ligante, tornando a construção economicamente viável para grandes elementos estruturais.
- Aplicação em estruturas de grandes dimensões, como muros de arrimo, fundações e barragens.
Desvantagens do Concreto Ciclópico:
- Eliminação da capacidade drenante em muros de arrimo, exigindo a implementação de sistemas drenantes adicionais.
- Dificuldade no cálculo estrutural devido à heterogeneidade das pedras incorporadas, sobretudo por diferentes valores de rigidez nas seções transversais das peças.
- Uso limitado em obras de pequeno porte devido a problemas no recebimento, armazenamento e transporte interno das pedras.
- Aparência final rústica, o que pode ser considerado uma desvantagem em certos contextos arquitetônicos.
Quais são as aplicações mais comuns do concreto ciclópico?
Na arquitetura, o concreto ciclópico pode ser explorado de maneira criativa. Recentemente, tem sido utilizado em projetos arquitetônicos, como no Parque Veneza, na Espanha, mostrando sua versatilidade. Embora seja comumente visto em estruturas de grande porte, como muros de arrimo, fundações e barragens, o concreto ciclópico também oferece liberdade projetual em termos de design. Embora possa ter uma aparência rústica, pode ser incorporado de diversas maneiras, permitindo a criação de soluções arquitetônicas originais.
Nos vídeos a seguir, confira exemplos práticos de utilização do concreto ciclópico:
Veja Também:
Fontes: Portal de Concreto, Total Construção, Carluc.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.