Engenharia 360

Muzo: o dispositivo de cancelamento de ruído que cria uma bolha do silêncio

Engenharia 360
por Fabio Doom
| 24/01/2024 | Atualizado em 24/01/2024 3 min
Imagem reprodução

Muzo: o dispositivo de cancelamento de ruído que cria uma bolha do silêncio

por Fabio Doom | 24/01/2024 | Atualizado em 24/01/2024
Imagem reprodução
Engenharia 360

O cancelamento de ruído é uma tecnologia que permite reduzir ou eliminar ruídos indesejados. Ela é frequentemente usada em dispositivos como fones de ouvido, mas também pode ser usada em dispositivos portáteis.

Vamos refletir sobre isso? Bem, vai dizer que tem, não? Tem horas que você precisa de muito silêncio e sossego para fazer tarefas básicas, sobretudo estudar. Principalmente quem está em época de TCC ou semana de provas necessita da máxima concentração para absorver toda a matéria, ainda mais para se dar bem na faculdade. Mas e quando sua casa é muito barulhenta?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nessa situação, a start-up norte-americana Celestial Tribe desenvolveu o Muzo, um dispositivo que é capaz de criar uma "bolha do silêncio" para abafar ruídos exteriores e até impedir que suas conversas ''vazem'' e sejam ouvidas por outras pessoas em lugares movimentados. E como isso é possível? Veja no texto a seguir, do Engenharia 360!

dispositivo muzo bolha do silencio
Imagem reprodução

Como o Muzo funciona?

Como dito antes, o Muzo é um dispositivo de cancelamento de ruído que cria uma "bolha de silêncio". Ele funciona enviando vibrações para a superfície em que está presente, como uma espécie de auto falante. Essas vibrações, tecnologia conhecida como Anti-Vibration Technology, criam ondas sonoras que se cancelam com os ruídos externos. Em paralelo, ele emite sons naturais para deixar o local mais aconchegante para o usuário.

dispositivo de cancelamento de ruído
Imagem reproduzida de Miami Outlet Importados
dispositivo de cancelamento de ruído
Imagem reproduzida de Ecoacústika

Veja Também: Proteja-se contra o ruído: a ciência por trás do isolamento sonoro em edifícios

Quais as possíveis vantagens do Muzo?

O Muzo é ideal para pessoas que precisam de concentração, privacidade ou simplesmente de um pouco de paz e sossego. Ele pode ser usado para estudar, trabalhar ou simplesmente relaxar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cancelamento de ruído

Além de criar uma "bolha do silêncio" para quem deseja se dedicar a uma atividade que necessite de muito foco e pouco contato com o que acontece ao redor, o Muzo é ideal para pessoas que não conseguem dormir. Dá para programá-lo como despertador e ficar livre do barulho durante a hora de descanso.

Segundo os desenvolvedores, o dispositivo ainda é capaz de cancelar vozes e evitar que outras pessoas ouçam o que você está falando. Esse modo é fundamental para garantir a privacidade de um usuário ou conversa em grupo no trabalho, faculdade ou qualquer lugar público.

cancelamento de ruído
Imagem reprodução

Conexão com outros dispositivos

O Muzo é um dispositivo portátil que pode ser conectado a smartphones Android e iOS, assim, é possível controlar diretamente do seu celular. Ele é carregado via USB e tem uma bateria que dura até 10 horas.

Enfim, o Muzo é uma ótima opção para quem precisa de um dispositivo de cancelamento de ruído. Ele é eficiente, portátil e acessível.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer adquirir um Muzo agora? Bom, por meio do Kickstater, os desenvolvedores conseguiram levantar US$ 532 mil para começar a produção e a venda do dispositivo, um valor cinco vezes maior que o objetivo inicial. Para encomendar o seu, é só acessar a página Indiegogo. O valor médio é de R$2,038.80 no Brasil (dados de 2023).

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Fabio Doom

Redator de conteúdo e radialista experiente.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo