Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Conheça as técnicas utilizadas na construção da nova ciclovia no Rio de Janeiro

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 25/01/2016 2 min

Conheça as técnicas utilizadas na construção da nova ciclovia no Rio de Janeiro

por Luciana Reis | 25/01/2016
Copiado!

A inauguração da ciclovia da Avenida Niemeyer, na zona sul do Rio de Janeiro, aconteceu no último dia 17 de janeiro. Este é um trecho do Complexo Cicloviário Tim Maia, que no total terá 60 km de extensão, ligando Grumari, na zona oeste da cidade, ao Centro. A obra exigiu, além de investimentos de mais de 44 milhões de reais, a utilização de uma técnica da engenharia conhecida como alpinismo industrial.

ciclovia-obra-blog-da-engenharia

Imagem: Márcio Mercante / Estadão Conteúdo



Para exercer esta função, tem se percebido uma demanda crescente por profissionais habilitados, com conhecimentos técnicos e geralmente com especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho, principalmente em projetos voltados à construção civil. O treinamento é de suma importância para este profissional, que atua constantemente com o risco, como quedas, choques elétricos e escoriações.
No exemplo da construção da ciclovia, centenas de profissionais, entre eles engenheiros, atuaram no projeto, pois boa parte do trajeto foi construído sobre encosta rochosa. O trecho inaugurado conta com 3,9km de extensão. Para a construção foram realizadas obras de contenção, com a utilização de 150 blocos nas encostas, além de tabuleiros de concreto. Foram também realizados estudos geodésicos para verificações de características do terreno, como a profundidade do topo do substrato rochoso.
av-oscar-niemeyer-blog-da-engenharia

Imagem: Divulgação/Facebook


Com uma topografia marcada pelas encostas, os estudos geofísicos foram necessários para a determinação das fundações mais adequadas para cada trecho da ciclovia, como fundações diretas ou estacas-raiz, sem a necessidade de realizar escavações físicas prévias.
A ciclovia faz a ligação dos bairros de São Conrado ao Leblon. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, o objetivo é que até o final do ano a cidade tenha 450km de malha cicloviária, que pode ser acompanhada através de um mapa disponível para consulta pelo site do Transporte Ativo, com as colaborações dos moradores e turistas do Rio de Janeiro sobre a localização de cada ciclovia, bicicletários e pontos de aluguel de bicicletas.
Referências: Infraestrutura Urbana, Portal dos Equipamentos
 

Copiado!

Comentários