As novas tecnologias dão a impressão de que estamos cada vez mais perto de um cenário de filme de ficção científica. As novidades automotivas não param de surgir. Desta vez, a Continental, fabricante alemã conhecida pela venda de pneus no Brasil, apresentou um novo conceito de sistema multimídia que promete deixar o carro mais inteligente.
A ferramenta, que leva o nome de “Conectividade Holística”, proporciona aos motoristas mais interatividade com o veículo por meio de uma tela que pode ser configurada de acordo com as preferências do usuário e comunicação por voz.
A maior vantagem de usar o aparelho é que ele pode avisar quando é preciso reabaster. Já pensou? Esse serviço é o “Gas and Service Sation of the Future” que também dá um sinal de quando precisa trocar o óleo ou os pneus. Além disso, informa quais postos de gasolina oferecem descontos.
Uma das facilidades é que a plataforma poderá ter um monitoramento remoto do veículo, e através de uma chave virtual terá acesso fácil e seguro, pois isso ocasionará a identificação do motorista.
O sistema multimídia apresenta um serviço para a segurança da residência também; é o “Clever Home to Intelligent Vehicle”, que traz informações de onde o motorista mora e tem apps que mostram imagens de quem está tocando a campainha. E a segurança oferecida pela tecnologia não para por aí, ela ainda reconhece a rotina diária do usuário e é capaz de manter a temperatura e a iluminação do ambiente.
A empresa reconhece que o conceito ainda precisa ser mais desenvolvido e melhorado, mas isso dependerá da colaboração de fabricantes e parceiros. "Utilizando as mais recentes tecnologias, nosso objetivo básico é fazer com que a interação entre o motorista e o carro seja muito menos perturbadora e muito mais natural", explica Ralf Lenninger, vice-presidente sênior de soluções eletrônicas da Continental.
Quem é que não queria uma tecnologia assim no carro? Genial!
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.