Um dos materiais mais utilizados na Engenharia Civil é o concreto. Nas últimas décadas, este material tem sido bastante aprimorado e agora está revolucionando o setor. Um exemplo é a versão de concreto fotovoltaico, capaz de gerar energia elétrica, o que abre um mundo de possibilidades para a construção sustentável. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!
O que é concreto fotovoltaico
O concreto fotovoltaico é um tipo de concreto que tem em sua composição células fotovoltaicas, incorporadas durante o processo de fabricação. Ele basicamente funciona de forma muito similar às placas solares tradicionais. Nesse caso, suas células, geralmente feitas de silício ou perovskita, captam a luz solar e convertem em energia elétrica - "efeito fotovoltaico" gerador de corrente -, tornando o concreto uma fonte de energia limpa e renovável.
LEIA MAIS
As pesquisas relacionadas ao concreto fotovoltaico
A tecnologia está em ação! Na Universidade de Kassel, na Alemanha, cientistas desenvolveram um projeto chamado "DysCrete". O mesmo lida com o aprimoramento de um concreto inovador, revestido com tinta especial à base de grafite e óxido de titânio, é capaz de captar a energia solar.
Nesse modelo alemão, os elétrons liberados pelos pigmentos da tinta geram corrente elétrica. Isso, sem dúvidas, promove uma revolução na forma como encaramos a construção civil e a energia!
Aliás, vale citar neste texto outro avanço que ocorreu na Alemanha, o desenvolvimento da Heliatek, uma película fotovoltaica flexível. A mesma é perfeita para ser usada em edifícios, gerando cerca de 30% de sua energia diária, transformando cada fachada em uma fonte potencial de eletricidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para concluir, no Instituto Politécnico Nacional (IPN), no México, pesquisadores estão desenvolvendo um concreto ainda mais avançado. Além dos componentes tradicionais, como cimento e areia, este material inclui perovskita e compostos de óxido de cálcio e titânio. O resultado é um concreto sólido capaz de capturar radiação solar e gerar energia elétrica de forma eficiente.
As vantagens e aplicações do concreto fotovoltaico
O concreto fotovoltaico oferece muitas vantagens para a construção civil sustentável. Para começar, por conta da geração de energia no local, reduz a emissão de carbono e a dependência de combustíveis fósseis. Essa autossuficiência também reduz significativamente os custos do condomínio com eletricidade. Se várias edificações seguirem o modelo nas cidades, é provável uma descentralização da matriz energética e um aumento da segurança energética no país. Por fim, uma melhoria da qualidade do ar nos centros urbanos.
São possíveis aplicações do concreto fotovoltaico na construção civil:
- Telhas fotovoltaicas: As telhas de concreto fotovoltaico podem gerar energia para alimentar as casas e reduzir significativamente o consumo de energia da rede elétrica.
- Fachadas fotovoltaicas: As fachadas de edifícios podem ser revestidas com concreto fotovoltaico, gerando energia e criando uma estética inovadora.
- Pavimentos fotovoltaicos: Calçadas, ciclovias e outras áreas de pavimento podem ser construídas com concreto fotovoltaico, gerando energia e iluminando as áreas públicas.
- Elementos estruturais: O concreto fotovoltaico pode ser utilizado em elementos estruturais como vigas, colunas e lajes, gerando energia e reduzindo a necessidade de paineis solares tradicionais.
Veja Também: O que é concreto translúcido e quais as suas principais vantagens?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O futuro energético sustentável da construção civil
Os cientistas têm se dedicado demais à pesquisa e desenvolvimento do concreto sustentável. O objetivo é transformar cada vez mais estruturas construídas em fonte de energia. Resumindo, as edificações que habitamos serão, além de consumidores, produtoras de eletricidade. E essa promessa tem entusiasmado demais engenheiros e arquitetos, sabendo que estamos diante de redefinir os limites do design moderno.
Mas para que esse futuro realmente se concretize, com uso amplo de concreto fotovoltaico, será preciso superar alguns desafios. Para começar, a redução dos custos para produção em escala desse material, que é mais elevado em relação ao concreto tradicional. Depois, aumento da eficiência de conversão de energia solar, que é hoje menor do que as placas solares comuns. E comprovação da durabilidade do concreto fotovoltaico em ambientes externos.
Apesar dos pesares, o futuro do concreto fotovoltaico é promissor. A tecnologia tem o potencial de revolucionar a Engenharia e contribuir para um futuro mais sustentável, mitigando os impactos ambientais e abrindo oportunidades únicas para a construção civil.
Veja Também:
Fontes: Concrete Show, Cimento Itambé, SEBRAE.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.