Engenharia 360

O que é concreto translúcido e quais as vantagens do material?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 07/10/2016 | Atualizado em 07/12/2023 5 min

O que é concreto translúcido e quais as vantagens do material?

por Simone Tagliani | 07/10/2016 | Atualizado em 07/12/2023
Engenharia 360

Recentemente, os projetistas foram apresentados ao concreto translúcido! Visualmente impressionante, seu maior diferencial é a estética. Ele permite a passagem da luz natural de forma a criar um belo efeito, que potencializa as sensações sobre a obra arquitetônica.

Essa é a prova do significativo avanço das técnicas na construção civil e como isso proporciona uma visão mais ampla das possibilidades variadas da utilização do concreto. Sabe-se que, atualmente, pode-se aplicar o concreto de diversas formas, conforme seu processo de fabricação e execução na obra. E isso tem sido modificado, adaptado e mesmo aprimorado de acordo com os desejos e necessidades dos clientes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é concreto translúcido e quais as vantagens do material?
(imagem extraída de Mediavida)

O que é concreto translúcido?

Em pesquisa desenvolvida por volta do ano 2000, em conjunto com a empresa húngara Luccon, o arquiteto Áron Losonczi criou uma nova fórmula para o concreto. Sua invenção ficou conhecida popularmente como ‘concreto translúcido’ ou Light Transmitting Concrete.  Porém, trata-se de uma mistura resultante de um processo relativamente simples.

Os blocos, que podem ser de vários tamanhos e, inclusive, com incorporação de isolamento térmico, recebem o concreto como de forma habitual. A diferença é a mistura de uma pequena quantidade cabos de fibra ótica à composição – na proporção 5% de fibra para 95% de concreto.

concreto translucido em edifício
(imagem extraída de Construção Civil PE)

As fibras são dispostas de modo transversal em relação à forma do bloco, misturando-se ao concreto acrescido no interior da fôrma. Elas funcionam como uma espécie de agregado miúdo. O resultado disso é um componente estrutural mais maleável, impermeável e resistente do que o concreto convencional. E todas essas características do concreto translúcido dificultam a ocorrência de certas patologias nas estruturas, como rachaduras e infiltrações.

Vantagens e desvantagens

O valor do concreto translúcido, em relação ao convencional, ainda é alto, por várias razões. E reduzir seu custo é apenas um dos desafios de mercado. Até o momento, não existem normas técnicas que reconheçam esse material, o que restringe o seu uso. Mesmo assim, o efeito de transparência e luminosidade das peças, contrapondo com a rusticidade aparente, atrai a atenção daqueles interessados em novas soluções para a construção civil.

Um produto com status de ‘ecologicamente correto’ é sempre bem valorizado. E o concreto translúcido serve também ao conceito de ‘preocupação ambiental’. A quantidade de luz que trespassa uma parede nesse material, por exemplo, pode auxiliar na redução do consumo de energia elétrica dentro da edificação. Isso é totalmente determinado pela quantidade de fibras óticas aplicadas à composição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja, neste vídeo, as muitas vantagens da utilização do concreto translúcido:

Uso do concreto no Brasil

A tecnologia desenvolvida no exterior acabou sendo aperfeiçoada no Brasil e passou a ser a queridinha de muitos arquitetos e engenheiros de vanguarda. Há alguns anos, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, pesquisadores do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT Performance) passaram a investigar um novo método de preparo da massa.

A ideia foi jogar o concreto e as fibras de modo aleatório nas fôrmas, tornando a concretagem mais rápida e a distribuição randômica. Parece ser uma forma mais eficaz do que a adotada no exterior, gerando peças únicas, com desenhos mais interessantes, sem orientação precisa das fibras.

Qual a aplicação do concreto translúcido?

O concreto translúcido - produzido hoje pela empresa húngara LitraCon e, de forma semelhante, pela empresa italiana Italcementi e a alemã Lucem - já está sendo utilizado pelo mundo. Vê-se, por exemplo, seu emprego em obras de mobilidade e segurança pública, como em quebra-molas, iluminados internamente por LEDs, em estações de metrô e em celas de presídios, que podem receber luz natural durante o dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

concreto translucido em edifício
(imagem extraída de Solucionista)
concreto_translucido
(imagem extraída de Hometeka)

Qual a diferença do LitraCon para o Concreto Translúcido do México?

Por volta de 2005, uma empresa mexicana lançou no mercado o, também chamado, concreto translúcido. Acredita-se que a diferença entre esse material e o fabricado pela empresa LitraCon, da Hungria, seja a composição química. A técnica desenvolvida por Áron Losonczi consiste em um sistema de matriz tridimensional. São blocos pré-fabricados, que medem trinta por sessenta centímetros e são compostos pela mistura do concreto com fibras óticas.

concreto_translucido_04-blog-da-engenharia
(imagens extraídas de Concremix e Simbiosis Group)

Diferentemente, o concreto translúcido desenvolvido no México é auto adensável e pode ser aplicado em grandes volumes. Ele se adapta a qualquer tamanho e objeto por ser bem flexível. Também apresenta um melhor acabamento, resistência, leveza e transparência. Desde a sua origem, trata-se de uma massa composta de cimento branco, agregados, água e aditivos – cuja fórmula é secreta. A luz tênue e suave passa pela estrutura construída, dependendo da espessura da mesma e do tamanho dos agregados utilizados na massa, sem haver qualquer distorção de iluminação em até dois metros.

Mesmo sem necessitar de nenhum equipamento, tratamentos térmicos ou laboratório especial, a tecnologia mexicana exige mão-de-obra qualificada. Por isso esse concreto translúcido também possui um custo elevado em relação ao concreto convencional. Além disso, ele ainda sofre com a descredibilidade do mercado. Mesmo assim, apresenta vantagens como o baixo impacto ambiental e a possível condutividade elétrica, que permite a construção de estruturas sem fiação interna.

O concreto translúcido desenvolvido no México é indicado para a aplicação em pisos, paredes, telhados, claraboias, bancos, mesas, luminárias e outros. Uma boa ideia para a sua utilização é em edificações em zonas de furações ou terremotos, que necessitam de estruturas mais resistentes e com menos aberturas, resistindo fortemente às intempéries.

Entenda qual a diferença visual deste concreto translúcido assistindo o vídeo abaixo:

Saiba mais sobre concreto submerso e concreto colorido.


Fontes: HometekaWikipediaLinkedin, Arch Daily, Habitissimo, Pini Web, GloboSimbiosis News, Gazeta do Povo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo