A escolha de aquisição de computador para a faculdade já é sempre bem difícil. Imagina, então, como é esse desafio para aqueles que vão ingressar na Engenharia da Computação. Nesse caso, toda decisão é crucial e precisa ser bem feita. Até porque o aluno ficará horas estudando, pesquisando, programando, simulando e mais nesta máquina. Pensando nisso, buscamos a referência de opinião de um profissional na área e resolvemos trazer para o Engenharia 360 um guia com informações a serem consideradas no momento da compra. Confira!
Desktop ou Notebook para Engenharia da Computação
A primeira questão é se, para um estudante de Engenharia da Computação, vale mais a pena um desktop ou um notebook. E a resposta de muitos especialistas é de que para um futuro engenheiro talvez a capacidade de um desktop seja mais vantajosa. Afinal, os desktops podem oferecer melhor desempenho pelo preço e são mais fáceis de atualizar, o que é crucial ao longo dos anos da faculdade e da carreira de Engenharia.
Considerando o Orçamento
Também vale dizer que, no período da faculdade, muitas pessoas podem preferir ainda o notebook pela questão da praticidade de mobilidade. Outra prioridade neste momento de carreira pode ser o limite de recursos financeiros. Daí, a solução é optar pelo modelo com a maior qualidade possível.
Se o seu orçamento é limitado, priorize o desempenho em relação ao design e a marca. Um desktop pode oferecer mais poder de processamento pelo mesmo dinheiro.
Memória e Armazenamento
Antes de tudo, analise a capacidade de memória RAM da máquina que você está considerando comprar. Pensando em Engenharia, não se pode admitir um computador com menos de 8GB de RAM. Seria ainda melhor um com 16GB, oferecendo mais espaço para acomodar projetos complexos.
Sim, um bom armazenamento é crucial! Por isso, invista em um SSD de qualidade como o seu disco principal para garantir que o sistema seja rápido. Sem contar que um HDD maior pode ser usado para armazenamento de dados secundários.
LEIA MAIS
Processador
A escolha de uma solução adequada de processador também é crucial para haver uma boa eficiência do trabalho do estudante durante a faculdade de Engenharia da Computação. Em 2023, um modelo i5 oferece um custo-benefício aceitável. Já um i7 poderia acelerar consideravelmente o processamento em tarefas mais pesadas. E um i9, por incrível que pareça, é frequentemente considerado excessivo para a maioria das tarefas de Engenharia. Não recomendamos um i3, com tantas limitações, mesmo que seu custo seja atrativo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Componentes e Qualidade
Nem precisa dizer que a qualidade dos componentes afeta a durabilidade e o desempenho do seu computador. Então, a melhor decisão é dar prioridade para marcas conhecidas e confiáveis. Preste atenção à placa-mãe, pois ela é o "coração do sistema"; evite placas-mãe de baixa qualidade a todo custo.
Placa de Vídeo
É simplesmente frustrante para estudantes de Engenharia da Computação - e outras engenharias em geral - usar computadores com placa de vídeo com baixa capacidade. Porém, aqui vai a nossa opinião: a menos que você planeje trabalhar com processamento gráfico intensivo ou simulações que requerem GPUs poderosas, economize dinheiro nesse componente. A GPU integrada da maioria dos processadores modernos será suficiente para a maioria das tarefas.
Acessórios e Monitor
Por último, em relação aos acessórios, você deve investir em periféricos que atendam às suas necessidades. Começando por um teclado confortável e um mouse de qualidade, assim como um monitor grande e de alta resolução. Nosso conselho é que você invista em um monitor amplo para ajudar nas complexas atividades de Engenharia.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Quora.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.