Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Comparação entre os modos RPN e Algébrico

por Matheus Correia dos Reis | 08/04/2015
Copiado!

Em meu último post, desbravei todos os tipos de calculadora que existem no mercado que são destinadas aos engenheiros e estudantes de exatas. Comparei as marcas principais (HP e Texas Instruments) e no final comentei que cada uma delas tinha um “modo” de receber os dados e realizar as contas. A famosa HP 50g opera em RPN e a TI-89 no modo algébrico. Mas afinal, o que são esses modos e o que eu preciso saber sobre eles na hora de utilizar as calculadoras?
Captura de Tela 2015-04-08 às 18.59.42A notação RPN, do inglês Reverse Polish Notation, ou Notação Polonesa Inversa foi criada pelo Australiano Charles Hamblin em 1950 e sofreu rejeição pela maioria dos matemáticos da época, que alegaram ser díficil demais de utilizar. Tudo não passou de apenas primeira impressão de quem não tem familiaridade com a nova notação e prefere a Algébrica, que é o modo mais natural de entrar com operações, respeitando-se a ordem matemática das operações (divisão e multiplicação primeiro, depois adição e subtração, incluindo os parênteses, colchetes e chaves).

A HP 50g, embora seja famosa pelo modo RPN, consegue trabalhar no modo algébrico também.

A HP 50g, embora seja famosa pelo modo RPN, consegue trabalhar no modo algébrico também.


Leia também: Como eu comprei uma HP 50G por menos de R$25,00


A tabela abaixo representa as vantagens da algébrica e da RPN, perceba que o modo RPN traz muito mais vantagens, apesar de não ser o modo “natural” de realizar cálculos.

Modo RPN Modo Algébrico
O número total de passos lógicos necessários para se realizar uma operação é menor. Fácil utilização.
Maior velocidade nas operações.
Menor possibilidade de erro computacional.

Para exemplificar os modos de operação, realizarei a operação “a+b”, abaixo segue os passos para realizar essa operação nos dois modos:

Modo RPN a b +
Modo Algébrico a + b

Na minha experiência, demorei um certo tempo para aprender a dominar o modo RPN, contudo nunca mais utilizei o algébrico, pois o RPN realiza as operações mais rapidamente.

Se você não está acostumado com o RPN, aprenda a utilizá-lo, mesmo que for por puro aprendizado e você continuar preferindo o modo algébrico, não custa tentar!
Até a próxima! 🙂

“A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer.” Jean Piaget

Copiado!

Comentários