No fim da década de 70, o primeiro filme da saga Star Wars já mostrou ao mundo como seria o futuro pelas visões de George Lucas. Hoje, vemos muito do que foi imaginado neste e em outros longas de ficção científica acontecer a nossa frente, mas não temos a mínima ideia para onde vamos evoluir daqui a 30 anos.
Empresas como a Kaspersky Lab, tem buscado respostas para isso. A corporação, especializada em softwares de segurança, anunciou o Earth 2050, um projeto multimídia interativo com previsões feitas pelos cientistas da empresa, futurólogos e pessoas comuns.
A partir de imagens em 360º, o programa prevê como será a vida na Terra em 2030, 2040 e 2050. Até o momento, é possível acompanhar a previsão de 80 cidades espalhadas pelo mundo. Para isso, basta acessar o site e escolher ano e a cidade, no globo virtual, que deseja visitar no futuro.

Foto: Divulgação
+ Metrópoles
A ferramenta distingue o futuro entre as grandes cidades. Em Barcelona, por exemplo, é possível ver torres futuristas e carros voadores semelhantes, que nos lembram o roteiro de Matrix. Veremos também muitos veículos autônomos, que já são realidade atualmente, mas em pouquíssima escala.
Outra metrópole presente nas previsões é Nova York, que é exibida com uma população que utiliza roupas e carros inteligentes. Além disso, a energia será 100% limpa e renovável. Utopia ou uma possibilidade real?
+ Lar doce lar
E como serão as casas e apartamentos das cidades do futuro? Bom, segundo a Kaspersky Lab, em 2030 haverá apês pequenos, com impressora 3D e roupas que se limpam sozinhas. Já dá aquela animada, não é mesmo?
Para 2040 a equipe criadora do programa acredita que os robôs poderão ser utilizados como domésticas, facilitando o dia a dia. Todavia, as mesmas máquinas poderão causar um problema social de espionagem e vazamento de dados.
Ainda nessa década, os pesquisadores acreditam que os animais de estimação serão criados de acordo com os desejos e necessidades de seus donos. Robôs também tendem a desempenhar esta função.
Já em 2050, a estimativa dos cientistas é que cada pessoa tenha o seu próprio assistente virtual. O computador imitará o sistema nervoso central dos humanos e conseguirá tomar decisões pelo dono baseado nas informações que coletou por toda a vida.

Foto: Divulgação
+ Questão ambiental
O meio ambiente também é retratado no projeto futurista. A floresta amazônica, por exemplo, será totalmente reflorestada, algo que nem conseguimos imaginar hoje em dia. Para isso ser possível, ocorreria a ação conjunta de cientistas, organizações em defesa da sustentabilidade e a sociedade.
“Haverá uma rejeição aos textos impressos. As crianças não terão livros didáticos, os adultos não lerão livros físicos e os idosos não vão querer jornais impressos. Novas tecnologias trarão de volta a beleza do nosso planeta e ar puro”, diz a explicação em inglês.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
+ Onde navegar
O projeto Earth 2050 pode ser acessado gratuitamente e faz parte das comemorações de 20 anos de atividades da Kaspersky Lab no mundo.
Cada pessoa pode adicionar suas opiniões como uma forma de dar um feedback aos organizadores. Se aprovada, a sugestão pode integrar os cenários.
Fonte: Inova.Jor
LEIA MAIS
Comentários

Clara Ribeiro
Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.