Engenharia 360

O Papel do Engenheiro de IA e Suas Responsabilidades no Mundo Contemporâneo

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/11/2023 | Atualizado em 22/11/2023 3 min
Imagem reproduzida de Freepik

O Papel do Engenheiro de IA e Suas Responsabilidades no Mundo Contemporâneo

por Redação 360 | 06/11/2023 | Atualizado em 22/11/2023
Imagem reproduzida de Freepik
Engenharia 360

O desenvolvimento e aprimoramento de IAs está focado hoje nas necessidades humanas. E isso está fazendo surgir novas profissões, como o engenheiro de Inteligência Artificial. Esse é o profissional que irá construir modelos com algoritmos de aprendizado de máquina e redes neurais profundas. Há uma perspectiva de que suas atividades sejam cada vez mais valorizadas e bem remuneradas no mercado. Mas como se tornar um engenheiro de IA? Veja no texto a seguir, do Engenharia 360!

Quais são as responsabilidades de um engenheiro de IA?

Antes de tudo, podemos tentar traduzir a Inteligência Artificial (AI) como sendo um modelo de sistema baseado em princípios de engenharia de sistemas, ciência da computação e design, envolvendo algoritmos e programação. A ideia é simular, de modo muito semelhante, às ações do cérebro humano. E sua criação, em princípio, teve como objetivo a execução de tarefas específicas, como reconhecimento de fala, processamento de textos e imagens, automação de processos empresariais e diagnóstico médico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheiro de inteligência artificial
Imagem reproduzida de Freepik

As responsabilidades dos engenheiros de Inteligência Artificial incluem o desenvolvimento, teste e implementação de modelos de IA, convertendo esses modelos em interfaces para diferentes aplicativos e construindo infraestrutura para treinamento e uso de dados.

Na prática, esses engenheiros são "peças-chave" no desenvolvimento de sistemas diversos, como para análise de sentimentos em redes sociais, entre outras aplicações. Além disso, também devem trabalhar no desenvolvimento de sistemas baseados em conhecimento e transferência tecnológica para organizações públicas e privadas, abrangendo desde automação e gestão de recursos.

Veja Também:

O que é e como é utilizada a Engenharia de Prompt?

Como se tornar um engenheiro de Inteligência Artificial?

Se tornar um engenheiro de Inteligência Artificial não é tarefa fácil. O profissional deve acumular muito conhecimento. Começando por dominar as principais linguagens de comunicação, sobretudo Python. Depois, compreender Deep Learning, PyTorch, TensorFlow e Frameworks de IA, além de ter habilidades em Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural (PLN). E, por fim, saber trabalhar utilizando ferramentas em Cloud Computing, como Terraform.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheiro de inteligência artificial
Imagem reproduzida de Freepik

Áreas de especialização dentro da Engenharia de IA

Vamos recapitular algumas especializações indicadas para que deseja se dedicar à Engenharia de IA. Começando pela visão computacional, que envolve, por exemplo, a detecção de objetos em imagens e vídeos, análise médica, reconhecimento de padrões e análise de imagens de satélite. Também o PLN, que pode realizar a tradução de textos, análise de sentimentos em texto, reconhecimento de entidades nomeadas, entre outras aplicações. E ainda podemos ampliar nossa visão para outras possibilidades, como o aprendizado de máquinas e redes neurais, citado anteriormente, para a construção de modelos IA, e a própria manutenção de sistemas IA.

A saber, segundo o site Glassdoor, a perspectiva é de que, atualmente, um engenheiro de Inteligência Artificial ganhe no Brasil um salário médio de R$6.840,00.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Catho.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo