Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como saber se escolhi a profissão certa?

por Patrícia Pereira Pacheco | 11/11/2016
Copiado!

Uma dúvida muito comum entre os acadêmicos é a escolha da profissão, até mesmo nas fases mais avançadas do curso. Isso se deve à quantidade de opções ou pelo fato de não saberem ao certo com qual atividade se tem mais afinidade. E não acontece só com os acadêmicos, os recém-formados também podem ter esse dilema.

(Fonte: Shutterstock)

(Fonte: Shutterstock)


Há maneiras de tentar esclarecer para si mesmo se a profissão escolhida vai ser satisfatória:

“Você se imagina exercendo a profissão? O quanto você se imagina fazendo isso? As adversidades e desafios dessa profissão geram muito desconforto? Os assuntos sobre determinadas áreas de sua profissão despertam muito seu interesse? Você tem entusiasmo em querer se aprofundar e fazer carreira? Apesar das dificuldades, essa escolha te faz feliz?”

Sim, essas perguntas podem ser muito úteis. É necessário, com o passar dos anos, das fases do curso e até mesmo depois de formado, fazer um autoavaliação de carreira para que seja possível perceber o quanto sua profissão é importante e se lhe faz bem.
É claro que as dificuldades não podem ser deixadas de lado; elas vêm desde o curso de graduação e vão acompanhar toda a trajetória de um profissional. A vida é feita de desafios, e para quem procura um nível maior de formação, não é diferente. Mas, e aí, você gosta dos desafios que sua carreira impõe? Cada área de atuação tem problemas a serem resolvidos, e cabe ao profissional resolvê-los. Então cabe a você saber quais desafios o motivam.
Essa percepção é fácil? Nem sempre, alguns demoram para perceber seus gostos e habilidades, mas chega um momento em que fica palpável, seja em um estágio, projeto, disciplina cursada ou no primeiro emprego na área.
Existem também aqueles que já trabalham em uma área antes de cursar a graduação. Esses muitas vezes cursam algo em que já trabalham, outros optam pelo que querem fazer no futuro e não agora.
Ter o futuro como base é algo muito importante, pois a escolha da profissão é algo para a vida toda. É  uma escolha que gera frutos a longo prazo, e quanto maior o foco em fazer algo que se gosta, melhor o desenvolvimento do profissional. Quanto mais clara a visão do profissional quanto ao que se quer, maior a chance de alcançar objetivos.

(Fonte: Shutterstock)

(Fonte: Shutterstock)


 
Seja feliz na sua escolha! Faça algo que, apesar de cansativo e difícil, seja motivo de você querer melhorar sempre! Uma carreira de sucesso depende da sua dedicação, e não da facilidade.
Ah, mais uma dica: a busca pelo conhecimento em determinada área e a troca de ideias com profissionais, assim como participações em eventos também são oportunidades de conhecer e visualizar seu espaço na profissão desejada.
E você, escolheu a profissão certa? Como foi? Conta pra gente!

Copiado!

Comentários