Engenharia 360

Como o funciona o micro-ondas que esquenta a sua comida na cozinha?

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/10/2021 | Atualizado em 28/05/2023 3 min
Imagem de Ida por Pixabay

Como o funciona o micro-ondas que esquenta a sua comida na cozinha?

por Redação 360 | 22/10/2021 | Atualizado em 28/05/2023
Imagem de Ida por Pixabay

Micro-ondas são aparelhos fantásticos. Eles auxiliam os cozinheiros esquentando e descongelando alimentos. Mas como fazem isto? Nós explicamos!

Engenharia 360

Micro-ondas são aparelhos fantásticos. Eles auxiliam os cozinheiros esquentando e descongelando alimentos. Mas como fazem isto? Nós explicamos!

Já pensou como uma "simples" caixa metálica, ligada na eletricidade, consegue, sem fogo, aquecer travessas de comida? Assim é o "milagre" que só a física explica ou, aqui, o Engenharia 360! Mas, antes, uma curiosidade: sabia que o primeiro modelo de micro-ondas foi inventado na década de 1940? Ele pesava uns 300 kg e, na época, custava US$ 5.000. Mas depois dos anos de 1980 e 1990, os novos modelos da máquina se popularizaram. As pessoas passaram a usá-los diariamente para aquecer líquidos, requentar restos de comida e preparar pratos congelados. Hoje, os aparelhos de micro-ondas já fazem tanto parte do nosso cotidiano que já nem percebemos mais a genialidade da sua engenharia. Pensando nisto, escrevemos este texto especial 360 Explica!

Por que alguns preferem usar micro-ondas a fogão?

A resposta para esta pergunta é simples! Micro-ondas são mais rápidos e eficientes em comparação a fogões a gás. Eles aquecem e descongelam fácil e rápido os alimentos, sem deixar partes geladas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

física - microondas
Imagem de Jean van der Meulen por Pixabay

Qual a explicação para o funcionamento do micro-ondas?

Primeiro uma explicação mais de física. As ondas eletromagnéticas são invisíveis e curtas, e viajam pelo ar na velocidade da luz. Dentro do forno de micro-ondas, são geradas por uma peça de válvula chamada de magnetron, que tem um transformador que converte eletricidade "comum" - 110 ou 220 volts - em 4 mil volts ou mais. Isso faz esquentar um filamento e movimentar elétrons, puxados por ímãs para criar micro-ondas. E estas, por sua vez, são transmitidas para dentro do forno em todas as direções por uma antena, ricocheteando nas paredes. Isso tudo é o que faz aquecer a comida que colocamos no interior do aparelho!

As ondas - cerca de 2.450 megahertz (MHz) de frequência -, penetram fundo na comida e "mexem" com as suas moléculas de água - aliás, é por isso que não podemos colocar uma comida seca para esquentar. Estas moléculas se chocam umas contra as outras, e toda essa fricção e gera calor. A partir daí, você já deve ter entendido o resto!

física
Imagem reproduzida de Infoenem
física
Imagem reproduzida de The Appliances Reviews

Para acelerar este processo, os cientistas resolveram acoplar um pequeno ventilador na parte de cima do forno, ajudando a espalhar as ondas eletromagnéticas pelo interior do aparelho. E toda a estrutura ao redor é projetada para barrar qualquer fuga de onda - num sistema 'bate-e-volta'. Já o prato de dentro gira para que toda a comida fique bem aquecida por completo. É que quando as ondas eletromagnéticas se chocam, umas contra as outras, elas se cancelam e, por isso, podem deixar "zonas frias" no local.

física
Imagem reproduzida de Microwave Master Chef

E será que usar o aparelho pode prejudicar a saúde?

O indicado é, quando ligar o forno, se afastar pelo menos 50 cm dele. Na dúvida, pode-se levar o aparelho a um técnico especializado para medir a taxa de vazamento da radiação e tomar as medidas necessárias, como fazer a troca da borracha de vedação da porta, que normalmente se desgasta com o tempo. Inclusive, a porta da frente apresenta um vidro telado para impedir a saída das ondas, já que as micro-ondas são mais espessas que os espaçamentos destes filamentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quanto à radiação do micro-ondas sobre os alimentos, é uma quantidade bem pequena que, de acordo com teses científicas, não geraria danos à nossa saúde. O que seria mesmo ruim é a exposição excessiva às micro-ondas, que pode provocar cegueira nos olhos e danos no fígado e rins, além da morte de neurônios em crianças menores de 12 anos. Por isso, tome cuidado!


Fontes: Mega Curioso, UOL.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo