Imagine a situação, você paga um super ultra plano de internet e, mesmo assim, a conexão Wifi da sua casa cai constantemente. Sabe qual deve ser o problema? O roteador? Talvez sim, talvez não!
Em certos casos, o problema pode ser o local onde você instalou este equipamento e o que colocou de decoração em volta. Bem, de todo modo, este texto traz não apenas dicas de instalação, mas também uma novidade. A empresa Google lançou um novo modelo de roteador Wifi para o Brasil e, assim, amplia seu portfólio no país. Confira!
O que pode atrapalhar o sinal de Wifi dentro de casa?
Podemos ter todo o cuidado do mundo escolhendo um local para o Wifi que não irá prejudicar a harmonia da decoração da nossa casa. Mas e quanto ao funcionamento do próprio Wifi? É verdade, quase sempre esquecemos que o que está em volta do aparelho pode atrapalhar a distribuição do seu sinal para outros ambientes do imóvel. Às vezes, a conexão simplesmente fica abaixo do esperado e nem entendemos o porquê. Pois saiba que um dos principais motivos para isso é a presença de determinados objetos ao redor!
Arquitetura e subsistemas
Calma, não vamos dizer para você sair demolindo a casa só pelo bem da sua internet! Mas, sim, que é preciso observar as características do seu imóvel para entender se existem elementos que possam estar gerando alguma barreira física prejudicial para o Wifi. Por exemplo, uma parede de tijolos muito espessa, com alta absorção de radiofrequência; o concreto e o gesso também fazem esse bloqueio de ondas de rede.
Claro que é algo difícil, mas, se possível, tente colocar o seu aparelho roteador mais ao alto e no centro da sua casa, em um ambiente com mais aberturas para os interiores.
Sabe qual situação também costuma ser bem ruim neste caso? Se perto do roteador tiver uma rede de encanamentos de água e escoto, calhas ou alguma infiltração. Essa concentração maior de líquido é outro grande causador de interferências. Além disso, podemos citar possíveis cabos elétricos ou de antenas desprotegidos por perto, atrapalhando a propagação das ondas de Wifi emitidas pelo roteador.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Decoração e complementos
Todo o tipo de superfície metálica, incluindo espelhos decorativos, interfere significativamente na propagação de sinal de Wifi pela casa, realizando o efeito de "bate e volta" das ondas. Bom, pode ser fácil afastar o roteador disso. Agora, há coisas que mesmo há distância vão atrapalhar o funcionamento do aparelho, não tem jeito! Quer um exemplo?
Responda esta: quantas vezes já não aconteceu de você ligar o micro-ondas e o filme que assistia na TV, tablet ou celular simplesmente trancar? O que acontece é que os micro-ondas operam em 2,4 GHz, que é a mesma frequência de muitos roteadores, além de telefones sem fio, câmeras de segurança e mais. E tem ainda os televisores de LCD que causam distorções nas ondas dos roteadores entre os canais 11 e 14. Qual a solução? Usar um roteador que opere a 5 GHz (aparelhos dual band) e, no caso das TVs, utilizar canal abaixo de 11.
O que tem de especial no novo roteador da Google?
Se você anda insatisfeito com a seu roteador e já fez de tudo para melhorar o sinal - aumentou a velocidade de internet, mudou o local de instalação do aparelho, a decoração ao redor, e explorou recursos de conectividades -, não tem jeito, talvez seja hora de investir em um produto de maior qualidade. Para a sua alegria, agora haverá no mercado brasileiro o Google Wifi, um roteador de tecnologia mesh. Seu sistema foi planejado especialmente pensando naqueles que desejam melhorar a conexão em casa ou expandir a área de cobertura do sinal de internet.
Vantagens do produto
Lá fora, no mercado internacional, ele já é um grande queridinho dos consumidores. Por quê? Por sua instalação ser bem fácil; o aparelho ainda pode usar smartphones como controle. Mas o mais legal é que a Google promete que seu novo roteador é capaz de eliminar as zonas da casa que não recebem sinal Wifi - as tais "zonas mortas" - por sua característica de funcionar como uma malha e transmissores potentes. Ele também viria com antenas de alto ganho e amplificadores de sinal para garantir o maior alcance, distribuindo internet em uma distância de até 110 m².
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Sim, você entendeu certo! A proposta da Google não é que você compre um, mas várias unidades do aparelho para aumentar a cobertura do sinal de internet dentro de casa!
O maior diferencial do Google Wifi é poder fazer a seleção de canal de 2.4 GHz e 5 GHz, acabando com parte daqueles problemas que citamos antes. Mas, como todos os outros equipamentos similares, precisa estar ligado a um modem de internet e à rede de energia, com a dificuldade de precisar se logar no App Google Home para a instalação - diferente de outros modelos de roteadores que solicitam a abertura de um link de site ou cd-rom, sem expor contas de e-mail ou algo parecido no processo.
Então, gostou das nossas dicas para melhorar o sinal de Wifi dentro de casa? E ficou animado com a notícia da Google? Comente na descrição!
Veja Também: 6 livros gratuitos na internet para aprender Machine Learning
Fontes: TechTudo, O Estadão, Exame, TecTudo 2.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.