A segurança industrial em seus diversos seguimentos vem se tornando cada vez mais uma grande necessidade. E entenda, é realmente grande! Estudos nos mais diferentes seguimentos já demonstraram que a produtividade depende de forma providencial de como a pessoa (trabalhador) se encontra e de suas condições físicas e psicológicas.
Neste post vamos falar entender melhor sobre esta que é, sem dúvidas, a grande alternativa do século nas áreas de Engenharia para a produtividade: a segurança!
Vamos começar de uma forma leve, mostrando um exemplo: uma empresa X precisa de um eletricista, tenho o curso, me candidato. Passo criteriosamente pela seleção. Entendo e concordo com a filosofia da empresa. Consigo a vaga. Começo na próxima segunda-feira.
Chego na empresa, me apresento, sou orientado de como, NA PRÁTICA, tudo funciona no meu setor e nos demais. Começo as atividades com supervisão. Esse é o momento. Paremos.
Tudo pode começar e terminar aqui, nos primeiros momentos. Se a empresa entende que tem um novo funcionário e precisa capacitá-lo, acreditar no seu potencial, este pode ser o início de uma grande carreira de produtividade do trabalhador para a empresa. Porém, se forem exigidos esforços e atribuições fora do que foi proposto, fugindo a critérios acordados, logo o trabalhador irá se notar encurralado e, sobretudo, cansado: físicamente e psicologicamente. Esta é uma grande verdade: produtividade está ligada ao bem estar. Se não há saúde em todos os seus aspectos não há avanço industrial na construção, na fábrica, aonde quer que seja desempenhado o trabalho.
Sabemos que foge a uma realidade prática, apesar de as melhores empresas já estarem se adaptando ao estabelecido por lei (Lei 6.514/77) que não é recente.
Segurança é critério mínimo, que garante a estabilidade física e psicológico do trabalhador, não é adereço. Segurança é, sobretudo, entender as necessidades para aumentar a produtividade do trabalho. Segurança é economia. É prevenir, perdas humanas assim como, de forma inteligente, se sobressair da concorrência. Uma pessoa estável, feliz, produz mais e melhor.
Legal, entender tudo isso, né?
E na empresa em que você trabalha? Há segurança industrial?
Leia também: É possível tornar os carros autônomos mais seguros?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.