Recentemente, noticiamos aqui no Engenharia 360 que os bacharéis e tecnólogos em Design de Interiores devem agora ser registrados no Crea-SP - saiba mais. Hoje te mostramos como deve ser realizado o passo a passo para o registro dos profissionais junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo. Vamos lá?
#1 Digitalização dos documentos
A primeira providência que o designer precisa tomar é a digitalização de todos os documentos necessários para o registro. Ele deve escanear e salvar cada arquivo em PDF, PNG ou GIF com, no máximo, o tamanho de 1 MB. Eis os documentos obrigatórios:
- Comprovante de Endereço;
- RG ou RNE;
- CPF;
- Título de Eleitor e Comprovante de Quitação Eleitoral;
- Comprovante de Quitação Militar;
- Histórico Escolar;
- Diploma - frente e verso - ou Atestado de Conclusão de Curso - se o registro do processo de diplomação ainda estiver em etapa provisória de acordo com a instituição de ensino.
#2 Cadastro no sistema Crea-SP
Todo o processo de registro deve ser feito no site do Crea-SP, no link CREANET.
A pessoa deve clicar na aba 'Acesso ou Registro de Profissionais', preencher todos os campos necessários, inclusive de 'senha'. Inicialmente o login gerado será o número de CPF do profissional, e depois do salvamento ele passará a ser o novo número de registro no Crea-SP.
#3 Preenchimento de requerimento
Na última fase, o profissional deve digitar o seu login e senha na tela, e abrir a aba 'Registro de Profissional'. Depois, escolher o 'Tipo de Registro' - Registro com diploma ou Registro com atestado, quando o diploma ainda não foi confeccionado pela instituição de ensino; informar a 'Unidade em que deseja retirar o documento'; e preencher todos os demais campos obrigatórios.
É preciso informar também, mais ao final da planilha, qual o nome do curso, o nível do curso e escola onde se formou, incluído a cidade onde ela se localiza. Caso o sistema não consiga fazer a localização automática da instituição, deve-se colocar em 'Não encontrei curso e/ou instituição de ensino na pesquisa' e informar novamente os dados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Por fim, deve-se fazer o carregamento, dentro do sistema, dos arquivos digitalizados listados na etapa 1 deste texto e confirmar! Pronto! Será gerado um boleto de taxa de serviço. Então, depois do pagamento, basta aguardar que o Crea-SP entre em contato para a efetivação do registro!
Observação: caso o profissional não possua endereço no Estado, ainda poderá requerer o registro, desde que preencha o campo de autorização de envio de correspondência.
Em caso de mais dúvidas, acesse este guia completo!
Fonte: CREASP.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.