Você é um recém-formado algum curso técnico ou de graduação das áreas profissionais de engenharia, agronomia, geociências e sua ramificações? Então, deve saber que precisa dar entrada no seu CREA, ou seja, fazer o seu registro no Conselho de Engenharia e Agronomia do seu estado. Mas, antes de tudo, sabe o que é o CREA? Sim, é o órgão responsável aqui no Brasil por fiscalizar e regulamentar as atividades profissionais antes mencionadas. Saiba mais!

O registro no CREA é mesmo obrigatório?
Sim! Conforme a lei do nosso país, toda atividade que exija regulamentação tem que ter uma fiscalização. Esta fiscalização é feita através de um conselho – o CREA, no caso, para os profissionais de Engenharia e Agronomia. E as pessoas que venham a se formar nestas áreas precisam obter um número de registro no órgão devido se quiserem, após formados, exercerem as atividades para qual foram treinados em escolas e faculdades.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Poderão requerer o registro os Diplomados nas áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA: Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em cursos de nível superior, tecnológico e médio para habilitação ao exercício legal da profissão.

Quais são os tipos de registros realizados pelo Conselho?
Registro provisório
Depois que você realizar a última prova do seu curso, pode levar cerca de 6 meses a 1 ano para receber o diploma. Mas, neste meio tempo, é possível já ir trabalhando na sua área. Pensando nisso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia passou a disponibilizar um primeiro registro, sendo o registro provisório. Nesta etapa, o importante é provar, de alguma forma, que o seu diploma encontra-se em trâmite. Veja o passo a passo para o registro:
Leia Mais
- Preencher o requerimento profissional dentro do site do CREA do seu estado;
- Preencher o Formulário de Coleta de Dados;
- Apresentar junto a sua ‘Declaração de conclusão de curso’ (você deve solicitar junto à secretaria da sua escola);
- Cópia do Histórico Escolar; e
- Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Dispensa do Serviço Militar, Comprovante ou Quitação Eleitoral, e do Comprovante de Residência.
Registro definitivo
Agora, quem já recebeu o seu Diploma de Conclusão de Curso e que precisa atualizar a sua situação cadastral ou que ainda não deu entrada na papelada para registro no CREA, pode procurar o sistema para fazer o Registro Definitivo. Eis o passo a passo para isso:
- Preencher o requerimento profissional dentro do site do CREA do seu estado;
- Preencher o Formulário de Coleta de Dados;
- Apresentar cópia do Histórico Escolar;
- Cópia do Certificado ou Diploma de Conclusão de Curso;
- Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Dispensa do Serviço Militar, Comprovante ou Quitação Eleitoral, e do Comprovante de Residência.
A finalização do registro é bem rápida. Leva poucos dias para você receber uma resposta do Conselho. Se algo estiver incorreto ou incompleto, a entidade deve avisar. Então, será preciso abrir um novo protocolo para correção e análise. Depois disso, a média é de 65 dias para entrega da carteira – neste tempo, o CREA irá também consultar a sua escola para confirmar os dados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Caso você ainda tenha dúvidas sobre como fazer o seu registro no CREA, indicamos que assista aos vídeos a seguir!
Fontes: CREA-PA, CREA-PR, Blog Benzor.
Comentários
