É um fator importante saber como calcular inclinação no projeto de estruturas com o rampas, telhados e escadas. A saber, a inclinação ideal varia de acordo com o tipo de estrutura e as condições de uso.
Dito isso, podemos considerar a dificuldade que é projetar um edifício; não é à toa que existem cursos de faculdade que ensinam isso. Algumas informações todos nós já temos na cabeça e poderíamos responder sem ajuda profissional. Mas e sobre esse cálculo de inclinação de rampas, telhados e escadas? Neste guia do Engenharia 360, você aprenderá como calcular a inclinação de cada tipo de estrutura, além de dicas para escolher a inclinação ideal. Confira!
Como calcular inclinação de rampa
Nem sempre as escadas são suficientes em uma casa. Pessoas com limitações motoras, por exemplo, vão precisar de soluções como elevadores e rampas para acessar diferentes níveis de uma edificação. Mas quais as dimensões apropriadas para rampas gerais, confortáveis e eficientes para todos, a partir de considerações de acessibilidade universal? Bem, vamos lá! A forma básica para encontrar a inclinação de uma rampa, em porcentagem, é (altura/diagonal) x 100.
Rampas externas
Assim, qual seria a inclinação de uma rampa para vencer 1 m de altura de desnível de pisos? Isso mesmo! Seria 10%! Inclusive, na maioria dos manuais técnicos você encontrará como indicação de inclinações entre 8,33% a 12% para um desnível de 1 m de altura.
O certo é que, se a rampa for curtinha, com até 1,5 m de comprimento, pode-se aceitar uma inclinação de até 12% - ou 10%, que seria equivalente a um degrau de 30 cm. Depois disso, até 3 m, a inclinação já deve ser de 10%. Ou para uma sessão de 9 m, uns 8%. Lembrando que depois disso, a rampa precisa ter descansos em seu trajeto.
Veja Também: O que são os pisos táteis e como ajudam pessoas com deficiência?
LEIA MAIS
Rampas internas
Dentro de casa, podemos pensar em porcentagens ainda menores, pensando em poupar esforço das pessoas. Por exemplo, para idosos que subirem uma altura de até 75 cm, seria bom uns 5%. Já para subir um andar de 3 m, uma rampa com inclinação de 8%; já dois ou três andares, uma inclinação de 6%. Por exemplo, a pessoa é idosa e quer subir 2 m. Qual o comprimento deve ter a rampa? Bem, vamos adotar 6% de inclinação, certo? Então, 6 = (2m / d) x 100; d = 2 m/ 0,06, d = 33 metros.
Como calcular inclinação de telhado
Existem telhados planos, mas também telhados com várias abas caídas, que os projetistas chamam de "águas". Pois as "águas" de um telhado têm, obviamente, uma inclinação.
Já percebeu que em zonas mais frias essa inclinação é maior? Isso é feito para que a neve que cai no inverno não se acumule sobre a casa, sobrecarregando a estrutura de toda a edificação, que poderia vir a baixo com esse peso excessivo. Viu, então, por que é importante calcular um telhado? Aliás, até telhados planos não são verdadeiramente planos. Eles apresentam um leve caimento para o escoamento da água da chuva. Afinal, é para isso que servem os telhados sobre as construções!
Sabendo a inclinação do telhado, pode-se conhecer a área de cobertura, o comprimento do beiral e o tipo de cumeeira lá no topo, na parte mais alta - intersecção das "águas", facilitando a escolha das telhas, por exemplo. Cada fabricante expõe na sua caixa a porcentagem de inclinação que indica para o uso do seu produto. Mas, por hora, basta dizer que a maioria das telhas são colocadas numa inclinação entre 10% e 30%.
A primeira coisa que se precisa saber é o tamanho que esse telhado deve ter. Digamos que seja uma meia-água que irá cobrir 2 m de varanda e que a telha comprada deve ser colocada em 20% de inclinação.
Então, 20% / 200 = 40. Isso quer dizer que a cada 2 m da horizontal, o telhado deve subir 40 cm na vertical. E se quiser aumentar a cobertura para 2,50 m? 20% / 250 = 50 cm. Ou se a telha for para 30% de inclinação e a "água" do telhado precisar cobrir 4 m? Resposta: 1,20 m deverá ser a medida do oitão da casa. Pronto! Está calculado o telhado!
Como calcular tamanho de escada
Estamos falando aqui em como determinar quantos degraus a escada da sua casa deve ter. Bem, esse cálculo começa dividindo a altura total de um piso ao outro - de um e outro andar - por 0,18 m, pois esta é a altura máxima de um degrau. Então, para se chegar ao comprimento da escada, multiplica-se o número de degraus encontrado por 0,25 m - pois esta é a profundidade mínima para um degrau.
Esse comprimento pode ser medido em planta em linha reta ou formando desenhos do tipo "U", "L", em curvas ou "caracol". Só não esqueça, se a escada for muito longa, de prever patamares de descanso - degraus diferenciados, cuja profundidade é de 80 cm, para garantir uma boa circulação. E se existir pouco espaço, podem ser feitos no máximo 4 degraus em cada patamar quadrado, fazendo a curva.