Engenharia 360

O que é Biomimética? A Ciência que Revoluciona Design e Tecnologia

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 22/07/2024 4 min
Imagem reproduzida de Indústria Santa Luzia

O que é Biomimética? A Ciência que Revoluciona Design e Tecnologia

por Simone Tagliani | 22/07/2024
Imagem reproduzida de Indústria Santa Luzia
Engenharia 360

A expressão biomimética deriva do grego "bios" e "mimésis", que significa "vida" e "imitação". Ou seja, estamos falando de um design que imita a vida ou de uma ciência que busca entender e replicar o que aprende com a natureza em áreas diversas do conhecimento, incluindo a engenharia - em especial a civil. Neste caso, os pesquisadores desenvolvem estratégias eficazes para problemas baseados na observação dos ecossistemas e organismos vivos em seus ambientes. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!

Engenharia Biomimética
Imagem reproduzida de ARK Sustentável

A essência da biomimética

Começamos nosso artigo enfatizando uma característica muito notável da natureza, que é nunca desperdiçar nada, reaproveitando as coisas de forma a manter seu equilíbrio sustentável. Assim deveria ser a engenharia, colocando no topo da sua lista de prioridades a busca por soluções para evitar desperdícios e impacto ambiental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa seria a essência da abordagem biomimética, sempre inspirada na evolução das espécies para responder às necessidades humanas. Por exemplo, um engenheiro que desenvolve aeronaves imitando as asas e a aerodinâmica dos pássaros para criar veículos capazes de voar a grandes distâncias com mais eficiência energética.

A biomimética na construção civil

O setor da construção civil é um dos que mais impacta a natureza - principalmente por gerar grandes quantidades de resíduos, consumir enormes quantidades de energia e água, e emitir muito CO2 na atmosfera. Contudo, os engenheiros trabalham continuamente para mudar este cenário. O objetivo é criar construções mais eficientes, sustentáveis e adaptáveis ao meio ambiente. E aplicar o conceito da biomimética nos projetos deve ajudar.

Nesse processo, pode-se dar prioridade a alguns desafios. Por exemplo, reciclagem e reutilização de materiais, instalação de sistemas de climatização e iluminação com energia renovável, preservação de ecossistemas e recuperação da biodiversidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Benefícios da engenharia biomimética

  • Redução de custos operacionais a longo prazo.
  • Promoção de sustentabilidade ao imitar processos naturais eficientes.
  • Preservação dos recursos naturais.
  • Ambientes mais harmoniosos.
  • Garantia que as futuras gerações tenham acesso a um planeta saudável.

Exemplos inteligentes de biomimética

Com a biomimética, os engenheiros podem criar empreendimento inteligentes, que respeitam e ajudam o meio ambiente, alinhados às demandas dos consumidores conscientes e de um mercado mais voltado para a sustentabilidade. Veja alguns exemplos:

Votu Hotel

Os projetistas do Votu Hotel na Bahia, do escritório GCP Arquitetura & Urbanismo, resolveram problemas de superaquecimento na cozinha instalando uma laje jardim que promove circulação natural, sistema semelhante à troca de calor do bico dos tucanos.

Engenharia Biomimética
Imagem de GCP Arquitetura & Urbanismo reproduzida de ArchDaily
Engenharia Biomimética
Imagem de GCP Arquitetura & Urbanismo reproduzida de Sustentarqui
Engenharia Biomimética
Imagem de GCP Arquitetura & Urbanismo reproduzida de ArchDaily

Shopping Eastgate Building

O Shopping Eastgate Building, no Zimbábue, teve seu projeto arquitetônico inspirado no sistema de ventilação dos cupinzeiros. Sua estrutura é capaz de reduzir os custos de climatização em 10% e economizar 40% mais energia elétrica em comparação com construções convencionais.

Engenharia Biomimética
Imagem de Graham van de Ruit reproduzida de Going Green Brasil
Engenharia Biomimética
Imagem reproduzida de Mobuss Construção

Aplicações futuras da biomimética

A biomimética é mesmo uma ferramenta muito poderosa, que pode realmente transformar a maneira como projetamos e construímos, oferecendo soluções sustentáveis e eficientes inspiradas na natureza.

Na prática, a biomimética pode ser aplicada em uma variedade de setores além da construção civil. Algumas das possíveis aplicações incluem:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Agricultura: Com o uso de biopesticidas naturais a partir de substâncias de plantas e microrganismos ao invés de agrotóxicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
  • Energia renovável: Com turbinas de design inovador, inspirado em partes de animais, como nas nadadeiras de baleias jubarte.
  • Robótica: Com dispositivos inspirados na natureza, a exemplo das águas vivas, protegendo habitats e evitando danos causados pelo homem.

Voltando à construção civil, talvez seja importante concluir este texto lembrando da produção de materiais sustentáveis. Pesquisadores já desenvolveram cimento a partir de observação de corais, criando uma massa que pode capturar CO2 da atmosfera. Outro exemplo é o uso de raízes de cogumelos para produzir blocos de construção e embalagens sustentáveis, substituindo o plástico e o isopor.


Fontes: 360 News, Civilização Engenheira.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo