Engenharia 360

Chega de sal! Colher elétrica revolucionária realça sabor dos alimentos sem adição de sódio

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/05/2024 | Atualizado em 27/05/2024 4 min
Imagem divulgação Kirin via Tecnoblog

Chega de sal! Colher elétrica revolucionária realça sabor dos alimentos sem adição de sódio

por Redação 360 | 25/05/2024 | Atualizado em 27/05/2024
Imagem divulgação Kirin via Tecnoblog
Engenharia 360

O sal é considerado um grande inimigo da saúde humana, sobretudo para pessoas que sofrem de hipertensão e problemas renais. Por isso mesmo, seguindo a legislação brasileira, muitos estabelecimentos estão proibidos de salgar a comida, oferecendo os sachês extras para que cada consumidor cuide da sua dieta como desejar. Mas, no cenário ideal, deveríamos comer muito menos sal. Pensando nisso, a empresa japonesa Kirin desenvolveu uma colher elétrica que consegue realçar o sabor dos alimentos sem adição de sódio.

O Engenharia 360 conta mais sobre essa super novidade tecnológica no artigo a seguir. Nosso objetivo é compartilhar esse case de sucesso, pois ele promove uma alimentação mais saudável e saborosa. É nosso jeito de inspirar outros projetos que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas, ao mesmo tempo que deixar suas refeições mais deliciosas. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

colher elétrica
Imagem divulgação Kirin via Tecnoblog

A tecnologia inovadora da colher elétrica da Kirin

A colher elétrica da Kirin (ou Electric Salt Spoon), de 60 gramas, foi projetada em conjunto com o professor Homei Miyashita, da Universidade de Meiji, que já havia testado o conceito em um protótipo de hashis elétricos. A mesma é feita de plástico e metal, e funciona através de um campo elétrico fraco. Ela concentra íons de sódio na língua do usuário, intensificando a percepção do sabor salgado da comida ingerida - como dito antes, zero adição de sal. E, para isso, o objeto é alimentado por uma bateria recarregável de lítio.

Veja Também: Engenharia de Alimentos: fabricação, conservação, estocagem e transporte de alimentos industrializados

Uma alternativa para uma alimentação mais saudável

A Kirin então nos oferece, através de sua tecnologia de colher elétrica - que é, ao mesmo tempo, um utensílio tão simples de cozinha -, um caminho alternativo para uma vida mais saudável. Ela prova que podemos aliar tecnologia à preocupação com bem-estar. Menos sal, mas refeições igualmente saborosas! Não é a combinação perfeita?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E por que uma empresa japonesa pensaria nisso? Bem, dados de pesquisas elaboradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, no Japão, as pessoas consomem o dobro da quantidade diária de sal recomendada. Imagine como uma invenção dessas pode contribuir para o setor da saúde no país, fazendo com que a população, de um modo geral, reduza a ingestão de sal sem sacrificar o sabor das suas refeições - sejam elas sopas, saladas, massas, carnes, entre outras.

colher elétrica
Imagem de Emmy Smith em Unsplash

Contraindicações e precauções

Atenção! Apesar de seus benefícios, a colher elétrica da Kirin não é adequada para todos. Pessoas com marcapassos, monitores cardíacos, alergia a metal, problemas nos nervos faciais, em tratamento odontológico ou grávidas devem evitar o uso. Além disso, em casos de síndromes febris, problemas cognitivos ou tumores malignos, é recomendável consultar um médico antes de usar.

Veja Também: Engenharia de Bioprocessos para Produção Sustentável de Alimentos e Bebidas

Uma visão para o futuro

É interessante que a Kirin tenha se engajado em um projeto desses, de melhora da saúde humana. Originalmente, ela ficou conhecida por suas bebidas alcoólicas. Porém, em determinado momento, expandiu seus negócios para o setor farmacêutico, o que pode indicar o motivo do interesse nesse tipo de inovação tecnológica que impacta positivamente a vida das pessoas. Aliás, sua colher chegou a receber o Prêmio Ig Nobel de Nutrição em 2023, um prêmio satírico que celebra pesquisas científicas incomuns e criativas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, a Electric Salt Spoon deve começar a ser vendida ainda em 2024 no varejo japonês; já as vendas internacionais estão previstas somente para 2025.

colher elétrica
Imagem divulgação Kirin via Tecnoblog

E agora vamos fechar este texto com chave de ouro, informando que a Kirin planeja o desenvolvimento de outros utensílios de mesa, como pauzinhos e tigelas elétricas, além de cardápios com baixo teor de sódio. A meta é criar uma sociedade onde todos possam desfrutar de alimentos deliciosos e saudáveis. Então, está dentro dessa? Quais e quantos desses produtos você colocaria em seu carrinho de compras? Escreva para nós na aba de comentários logo abaixo!

Veja Também: Os desafios e oportunidades da engenharia de alimentos em tempos de "comida gourmet" e "sem glúten"


Fontes: Tecnoblog, Fast Comapny.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo