Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que é e como funciona a certificação de Master Black Belt?

Engenharia 360

5 min

POR Engenharia 360 28/11/2019

Descubra o caminho para atingir o topo de uma das carreiras mais reconhecidas e valorizadas pelo mercado!


Os Master Black Belts são os especialistas responsáveis ​​pela implantação estratégica da metodologia Lean Seis Sigma dentro de uma organização. São eles os profissionais que promovem e dão suporte a atividades de melhoria contínua em todas as áreas de um negócio, dos fornecedores ao cliente final da empresa.

Suas principais atividades incluem:

  • Orientar e dar suporte às equipes de Black Belts e Green Belts para usar as ferramentas de melhoria adequadas a um problema específico.
  • Ajudar a equipe a desenvolver e implantar métricas e painéis organizacionais.
  • Desenvolver, manter e revisar o currículo Seis Sigma, ministrar treinamento em sala de aula e servir como ligação com escolas externas que ofereçam treinamentos Seis Sigma.
  • Trabalhar em rede com outros Master Black Belts.

Para entender como esse tipo de capacitação pode acelerar sua carreira e te proporcionar maiores salários, continue lendo este artigo.

Afinal, o que é Lean Seis Sigma?

O Lean Seis Sigma é uma metodologia reconhecida mundialmente e amplamente utilizada por grandes empresas do mercado como GE, Toyota, Nike, Intel e muitas outras  para otimizar e reduzir a variabilidade de processos, eliminar desperdícios, além de melhorar a qualidade do produto ou serviço de uma empresa, garantindo assim uma satisfação maior aos clientes.

Master Black Belt

Quais são os tipos de certificações disponíveis no mercado?

Por se tratar de  uma metodologia ampla e completa, existem diferentes níveis de aprofundamento e conhecimento, sendo eles as certificações de: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.

Apesar de existir níveis hierárquicos dentro do programa, você não precisa fazer todos os cursos para chegar ao topo da carreira. Isso porque os treinamentos mais avançados já incluem o conteúdo dos níveis anteriores, com exceção do curso de Master Black Belt.

Entenda melhor o foco de cada tipo de certificação:

White Belt: Para entender o básico! O curso é indicado para profissionais que querem dar os primeiros passos na metodologia. Ao se tornar um White Belt, você aprenderá os princípios básicos do Lean Seis Sigma e como aplicar o método DMAIC em um projeto de melhoria contínua.

Yellow Belt: Tudo tem um começo! Esses profissionais são treinados no básico da metodologia e, apesar de não se dedicarem exclusivamente ao programa, seus conhecimentos dos princípios Seis Sigma são suficientes para serem aplicados no chão de fábrica com resultados excelentes! Os Yellow Belts são a base que sustentam o programa Seis Sigma em qualquer organização!

Green Belt: Os Green Belts são a ponte entre a teoria e prática! Esses profissionais possuem conhecimento profundo dos princípios da metodologia e têm a habilidade de implementá-los em projetos de sucesso utilizando, para isso, ferramentas estatísticas avançadas. Se bem treinados, Green Belts nunca mais verão seu trabalho da mesma maneira!

Black Belt: Os Black Belts são os agentes de mudança! Esses profissionais dominam a metodologia e as ferramentas estatísticas mais avançadas! Sua dedicação é exclusiva para a manutenção do programa Seis Sigma com uma habilidade que lhes é única: a gestão multifuncional, a capacidade de entender os processos da organização e como eles interagem entre si a fim de realizar projetos de sucesso!

Master Black Belt: O último degrau da escalada do Seis Sigma! O Master Black Belt trabalha em conjunto com a alta administração na implantação e na manutenção do programa Seis Sigma dentro da organização. Sua atuação é como um elo, ligando a gerência sênior ao demais setores. Ser um Master Black Belt significa ter total domínio da metodologia e de suas ferramentas, além de ser capaz de gerir os recursos mais importante do programa Seis Sigma: as pessoas!

Quanto tempo leva para me tornar um Master Black Belt?

A carga horária do curso de Master Black Belt pode variar bastante dependendo da escola e modalidade do treinamento escolhido. O profissional pode levar de 2 a 3 meses para concluir uma capacitação presencial ou dias de estudo intenso caso opte pelo ensino EAD.

Na Voitto, por exemplo, o curso online de Master Black Belt possui 40 horas de duração. No entanto, antes de buscar este tipo de capacitação é necessário que profissional já possua todos os conhecimentos adquiridos no curso de Black Belt, que possui em média uma carga horária de 160 horas.

Além disso, ao longo desse processo o profissional é desafiado a desenvolver projetos de melhoria contínua para aplicar o método DMAIC na prática utilizando algumas ferramentas aprendidas durante os treinamentos. Antes de receber o título de Master Black em Lean Seis Sigma você deverá desenvolver ao menos 2 projetos na área.

A carreira de um Master Black Belt exige muita dedicação e empenho. Para ter uma carreira de sucesso como especialista Seis Sigma é importante saber lidar com pessoas, ter foco em resultado e estar aberto para enfrentar novos desafios.

Qual o impacto para um engenheiro ter esse tipo de certificação no currículo?

Já parou para pensar que de uma forma ou de outra todo engenheiro acaba lidando com gestão? Independente da especialidade, em algum momento da carreira, o engenheiro vai acabar gerenciando projetos, processos ou pessoas. É por isso que o mercado reconhece e está sempre à procura de profissionais capacitados na metodologia Lean Seis Sigma.

Como o foco do Lean Seis Sigma é aumentar a performance e lucratividade de empresas por meio da melhoria dos seus processos, possuir uma certificação Lean Seis Sigma no currículo significa ser um profissional capaz de gerar resultados significativos para a empresa. E vamos combinar, que empresa não precisa desse tipo de profissional no time?

Possuir uma qualificação em Seis Sigma pode representar uma promoção e um diferencial no seu currículo. Estudos recentes mostram que a candidatos com certificação Black Belt possuem uma média salarial de 15 a 20% maior do que profissionais não certificados.

Isso é facilmente explicado pela escassez desse tipo de conhecimento entre candidatos a vagas de emprego e pelo retorno que esse profissional é capaz de trazer para a empresa. É que com a falta de vagas de emprego as empresas se tornam mais rigorosas na seleção de profissionais.

O certificado Seis Sigma tem sido um pré-requisito para muitos cargos nas principais organizações do Brasil e a busca de profissionais para a certificação de projetos tem se tornado ainda maior em tempos de crise. A razão é simples: neste momento as empresas buscam profissionais capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar resultados.

Possuir uma certificação Seis Sigma no currículo representa estar apto a realizar projetos onde se espera resultados financeiros imediatos e sustentáveis. Ela demonstra que o profissional está qualificado para lidar com situações complexas e pronto para resolvê-las, contribuindo para a melhoria do desempenho de sua organização.

Saiba como se tornar um Master Black Belt!

Não é novidade para ninguém que o mercado de engenharia está cada vez mais competitivo. Porém, enquanto uns reclamam de crise, outros vêem esse momento como uma grande oportunidade de crescimento.

Quanto mais difíceis os tempos, mais valorizado será um engenheiro capaz de diminuir a variabilidade de processos, reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e alavancar resultados.

Os desafios do Master Black Belt são grandes, mas são bem recompensados ao longo de sua trajetória profissional. Se você se dedicar, com certeza será um excelente profissional e terá uma brilhante carreira. Agora, só depende de você…

Clique no botão abaixo e entenda como começar sua jornada rumo ao topo!

Master Black Belt


black belt
Certificação
Master Black Belt
mercado de trabalho

Engenharia 360

Engenharia para todos.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Engenharia, empreendedorismo e financiamento coletivo: o caso MOLA | Entrevista 360
Satélites Starlink menos brilhantes: SpaceX tenta tranquilizar profissionais da astronomia
Pesquisa sugere que crianças não confiam em assistentes de voz
22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
Diploma de Engenharia do Brasil vale em outros países?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados