Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Centro de Engenharia do Google é construído em Belo Horizonte

por Luciana Reis | 22/04/2016
Copiado!

Já parou para pensar onde são realizados determinados trabalhos dos funcionários do Google, como por exemplo pesquisas, monitoramento, desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de buscas? Parte deste trabalho passou a ser realizado no Centro de Engenharia, inaugurado no último dia 4 de abril, em Belo Horizonte. A capital mineira recebe assim o primeiro centro de pesquisas e desenvolvimento da empresa na América Latina.

Google-Brasil-blog-da-engenharia

Imagem: Google Brasil Blog



Atualmente, estão contratados 100 engenheiros e a previsão é de que o número aumente para 200 funcionários de diferentes estados do país, inclusive com profissionais do exterior. A contratação de profissionais acontece em um momento difícil ao setor e à economia como um todo no país.
Na cidade já funcionava, desde 2005, um escritório do Google. Nessa ano a empresa comprou a startup de buscas Akwan, formada por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre eles o atual Diretor de Engenharia do Google para a América Latina e professor da Universidade, Berthier Ribeiro-Neto.
O Centro de Engenharia passará a ocupar uma área com 4.800 metros quadrados, em um espaço anexo às instalações que já se encontravam na cidade. O estilo de trabalho dos profissionais no Centro é semelhante a outras unidades da empresa, de uma forma mais livre, e contando com espaços de convivência como sala de videogame, de sinuca e sala de ginástica. As oportunidades de crescimento e reconhecimento, além dos salários e benefícios que são bem vistos no mercado, fazem do Google uma das empresas mais visadas no mercado por graduados em diferentes áreas.
google-centro-de-engenharia-blog-da-engenharia

Imagem: Google Brasil Blog


Entre os profissionais mais solicitados pela empresa estão os formados em Engenharia, principalmente com especialização em áreas referentes à Ciência da Computação e quem tenham conhecimentos fluentes em linguagem de programação. Além disso, o inglês é essencial.
Mesmo durante a fase experimental, no início do projeto, foi possível identificar já as contribuições do trabalho dos profissionais brasileiros, com diversas melhorias apresentadas no sistema de buscas a partir de pesquisas realizadas em âmbito local. O objetivo é que as novas instalações e o reforço profissional possibilitem o desenvolvimento dos processos que permitem a alteração de códigos de busca. De acordo com Ribeiro-Neto, a expansão do centro em Belo Horizonte é um dos fatores responsáveis por tornar mais clara a imagem da capital mineira como o Vale do Silício na versão brasileira.
google-bh-bog-da-engenharia

Imagem: Divulgação/Google


Referências: Google Brasil Blog, Estado de Minas, G1, Época Negócios

Copiado!

Comentários