Engenharia 360

Celular Seguro: saiba como bloquear seu celular roubado em minutos

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/12/2023 | Atualizado em 20/12/2023 3 min
Imagem divulgação via Olhar Digital

Celular Seguro: saiba como bloquear seu celular roubado em minutos

por Redação 360 | 19/12/2023 | Atualizado em 20/12/2023
Imagem divulgação via Olhar Digital
Engenharia 360

No dia 19 de dezembro de 2023, o governo brasileiro apresentou à imprensa e à sociedade o aplicativo Celular Seguro. A promessa é coibir ainda mais os roubos e furtos de aparelhos no país. A ideia é que seja simplificado o processo de avisar as operadoras e bancos caso um smartphone seja roubado. Os usuários devem fazer o cadastro dos seus dispositivos móveis e pessoas de confiança. E, em caso de roubo, essas pessoas podem notificar a ocorrência.

Embora, o aplicativo ainda esteja em fase de teste, o Engenharia 360 resolveu trazer algumas informações sobre ele. Continue lendo este artigo para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia aplicativo Celular Segudo
Imagem de Governo Federal via Ponto de Pauta

Como funciona o aplicativo Celular Seguro?

Antes de tudo, vale dizer que o aplicativo Celular Seguro foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele deve funcionar nas plataformas Android e iOS. Mas, para usar, será preciso que a pessoa tenha um registro de 'Conta gov.br.'.

O aplicativo Celular Seguro funciona da seguinte forma:

  • O usuário instala o aplicativo e se cadastra com sua conta gov.br.
  • O usuário cadastra seus dispositivos móveis, fornecendo informações como marca, modelo, número telefônico, operadora, número de série e número IMEI.
  • O usuário cadastra pessoas de confiança, que podem notificar a ocorrência em caso de roubo ou furto.
  • Em caso de roubo ou furto, o usuário ou uma pessoa de confiança abre uma ocorrência no aplicativo.
  • A ocorrência é enviada às operadoras e aos bancos.
tecnologia aplicativo Celular Segudo
Imagem reprodução via G1

Limitações do aplicativo

Infelizmente, por hora, o aplicativo Celular Seguro apresenta algumas limitações. Por exemplo, ele não pode bloquear o dispositivo móvel em si. Depois de notificado o roubo ou furto, o bloqueio da linha telefônica pode levar até seis horas. Já o bloqueio do acesso às contas bancárias pode levar até meia hora.

Por outro lado, boas notícias. O governo federal já anunciou que pretende expandir a iniciativa para incluir outros aplicativos e serviços, como iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Considerações de Engenharia

O aplicativo Celular Seguro deve apresentar uma interface simples de usar. Ele tem um grande potencial de ser eficaz, apesar das limitações, ajudando a proteger os usuários de celulares no Brasil.

O tempo de espera para o bloqueio da linha telefônica e do acesso às contas bancárias é um problema que precisa ser contornado logo - talvez devesse até ter sido resolvido antes de ser lançado. Nesse cenário, o criminoso pode ainda ter acesso às informações pessoais do usuário, como contatos, fotos e mensagens. Para resolver esse problema, o aplicativo poderia ser integrado a serviços de bloqueio remoto, como o 'Encontre Meu Dispositivo', da Google.

Quanto às movimentações financeiras dos criminosos nas contas da vítima, pode-se evitar usando um aplicativo integrado a serviços de bloqueio automático, como o 'Alerta Celular', da Anatel.

tecnologia aplicativo Celular Segudo
Imagem de Freepik

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: TechTudo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo