O Google anunciou o primeiro smartphone com componentes desmontáveis, que facilita o conserto e a atualização do dispositivo, uma vez que é necessário apenas trocar a peça com defeito. As partes são encaixáveis, assim como as peças de Lego. O lançamento do piloto do “Project Ara”, como foi denominado, está previsto para este ano de 2016.
O objetivo é criar um dispositivo inovador e amigo do meio ambiente, uma vez que diminui o descarte de aparelhos. Os módulos podem ser inseridos e desencaixados com facilidade, o que permite ao usuário atualizar e personalizar o celular, projetado para chegar ao mercado no valor aproximado de 50 dólares (o equivalente a aproximados 200 reais).
O celular é montado de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por exemplo, se o dispositivo não é utilizado para fotografar, é possível substituir o módulo referente à câmera por uma segunda bateria, principalmente nos casos em que o consumo é alto pela utilização de aplicativos no smartphone.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O projeto do celular modular foi bastante divulgado e já recebeu o apoio da Motorola, quando esta pertencia ao Google. O “Project Ara” representa uma alternativa ao descarte fácil dos aparelhos celulares, mas ainda é necessário aguardar pelo lançamento. De acordo com o Google, o projeto está em fase de testes nos EUA. Vale a pena aguardar por novidades.
Referências: Project Ara, Tech Tudo, Time, The Verge
LEIA MAIS
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.