Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Catia: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 05/10/2020
Copiado!

Conheça a seguir tudo o que o o programa Catia oferece para inovar seus projetos!

O software Catia foi uma grata surpresa para o mercado, sobretudo para o ramo da engenharia. Afinal, a impressão em 3D tem feito parte do cotidiano de grandes empresas que trabalham nessa área.

Esse processo inovador revolucionou a maneira de trabalhar e desenvolver projetos. A maioria das empresas atualmente fazem uso das impressões 3D, garantindo resultados mais eficientes.

Por isso o uso do Catia tem ganhado cada vez mais espaço. O que acha de conhecer mais sobre o programa? Acompanhe!

O que é o software Catia?

O software Catia é desenvolvido pela 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e pode ser utilizado em diversos ramos da arquitetura, engenharia, design e construção civil.

Nesse sentido, o Catia se destaca por ser um dos principais softwares para realizar impressões em 3D de acordo com projeções e coordenadas nas mais variadas formas.

Com essa tecnologia é possível realizar, por exemplo, protótipos de produtos específicos com detalhes inovadores, ganhando rapidez, agilidade, diminuição de custos e retrabalhos.

imagem de print de tela do software catia
Foto: Dassault Systèmes

Aplicações na engenharia

O Catia consiste em um software de desenho tridimensional que pode projetar, simular e analisar produtos. Essa reunião de funcionalidades é tratada como um diferencial pelas empresas.

O software pode ser explorado na engenharia em diversos aspectos. Desde projetos estruturais para construção civil, como peças mecânicas, entre outros projetos do mundo da engenharia.

Com interface de fácil manejo, ele se classifica como “High end”, englobando três categorias:

  • CAD – Computer Aided Design
  • CAM – Computer Aided Manufacturing
  • CAE – Computer Aided Engineering

Por essas e outras que é um dos softwares mais usados na indústria aeronáutica. Ademais, o Catia permite a engenharia colaborativa com a plataforma 3DEXPERIENCE, que inclui o design de superfícies e formas, além de projetos de sistemas elétricos, fluidos e eletrônicos.

Comparação do Catia com concorrentes

O uso da impressão 3D tem revolucionado projetos no mundo todo e, por isso, os softwares que contribuem para o processo são de extrema importância para o desenvolvimento ideal do negócio.

Além do Catia, podemos citar outros programas que trabalham com modelagem 3D. Listamos a seguir os dois principais.

SolidWorks

O software SolidWorks é um dos mais populares quando o assunto é modelagem 3D. Baseia-se em computação paramétrica e, assim, cria-se formas tridimensionais de acordo com formatos geométricos.

Além disso, atua com tecnologia 2D, que posteriormente evolui para o 3D, e inclui funções típicas para chapas metálicas, construção soldada e moldes.

Solid Edge

Outro programa semelhante é o Solid Edge, desenvolvido pela Siemens e que também trabalha com modelagem 3D. Trata-se de uma ótima opção para projetos complexos, pois consegue incorporar rapidamente as ideias dos profissionais desenvolvedores. Também trabalha com a tecnologia 2D, além de possuir recursos de simulação.

Licenças para profissionais e estudantes

O CATIA é um software desenvolvido pela Dassault Systèmes e, para ter acesso a ele, os interessados deverão realizar o login no site da empresa e solicitar o orçamento do plano pago ou download da versão estudantil.

De acordo com a própria empresa, para pedir um orçamento do software basta acessar esse link aqui e seguir as instruções.

Os estudantes podem aproveitar o Catia gratuito para realizarem projetos acadêmicos. os alunos que quiserem ter acesso o software, primeiramente devem realizar cadastro no site da Dassault Systèmes. Posteriormente, precisam acessar link relativo à versão para estudante.

Referências: 3Ds / 3Dlab

E então, gostou de conhecer mais sobre o programa Catia? Deixe seu comentário para a gente!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários