O Ford Mustang GT é um ícone esportivo que definitivamente resistiu ao tempo. Enquanto muitos rivais migraram para a eletrificação, ele mantém viva a tradição do motor V8, entregando potência e emoção ao volante. Em 2024, completou 60 anos e chegou ao Brasil em uma versão de design combinando tradição e modernidade. E o Engenharia 360 teve a oportunidade de testar uma versão super potente e tecnológica do modelo, vendido no Brasil a um valor aproximado de R$ 500 mil. Confira no artigo a seguir nossas impressões sobre esse clássico!

Design clássico com toques futuristas
Os últimos modelos de Mustang à venda no Mercado mantêm os elementos visuais que tornaram esse carro memorável para a engenharia. Veja nas imagens que o carro permanece com design em sua essência tradicional: dianteira longa e baixa, para-lamas robustos e as famosas lanternas tripartidas – que são, obviamente, o cartão de visitas mais evidente.
Outro destaque neste conjunto visual são as rodas dianteiras de 19″ com pneus largos – 255/40 na dianteira e 275/40 na traseira -, o que garante presença e agressividade, além de reforçar a presença imponente desse Ford na estrada.
A traseira ainda conta com quatro saídas de escape e o vinco côncavo que corta parte das lanternas, trazendo um toque expressivo e muito elegante ao veículo. Os faróis full-LED dão um espetáculo à parte ao identificar o aproximar da chave presencial. E mais uma surpresa: um detalhe de design que homenageia todas as gerações do Mustang, prestando tributo aos fãs da marca.
Aliás, aproveitamentos a oportunidades para destacar que o acionamento do carro pelas chaves também permite o acionamento do motor para que o ar-condicionado já vá refrigerando o carro em dias quentes.





Interior tecnológico com DNA esportivo
Dentro do Mustang GT, percebe-se bem essa tentativa dos designers em encontrar o equilíbrio entre tradição e inovação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O “cockpit” é praticamente dominado por duas telas digitais. O painel digital de 2,4″ é personalizável e a tela da central multimídia, de 13,2″ , é compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio. E ao redor, uma estrutura de linhas retas; sistema de ar condicionado com saídas retangulares; volante aquecido com base reta e excelente pegada; mais acabamento premium dos bancos, que oferecem aquecimento, ventilação, carregador por indução para celulares e superfícies emborrachadas, transmitindo uma sensação de alta qualidade ao toque.



O pacote deste Ford Mustang também inclui sistema de piloto automático adaptativo, câmera de ré e iluminação ambiente. Outro destaque é o freio de mão eletrônico, que se ativa no formato ‘puxar para travar, empurrar para liberar’. Esse sistema imita o formato mecânico tradicional e ainda permite manobras mais ousadas, como na prática de drift.


Motor 5.0 V8 do Mustang GT
É claro que, como bons amantes da engenharia, é impossível não ficar emocionado com o ronco grave e inconfundível que sai das quatro saídas de escape do Mustang GT. A cada troca de marcha, ocorrem essas explosões no escapamento que nos lembram que estamos lidando com um supercarro esportivo. E tudo isso graças ao seu motor V8 aspirado de 5.0 litros, agora com 488 cv de potência e 57,5 kgfm de torque.

A transmissão do câmbio é automática e de 10 velocidades, com tração traseira que completa o conjunto e faz esse Ford Mustang GT acelerar de 0 a 100 km por hora em apenas 5 segundos. E para quem está se perguntando sobre consumo, a marca garante que, em testes, alcançou uma média de 6,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Mas será que quem compra esse tipo de veículo realmente está preocupado com a economia de combustível? Talvez considere mais a emoção!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Status e sensação ao volante
O Engenharia 360 colocou então o Ford Mustang GT para rodar em diferentes condições. O resultado surpreendeu: notamos que, apesar de tanta potência, o veículo responde “dócil” às ações do motorista. A suspensão adaptativa MagneRide realmente absorve bem irregularidades, podendo ser configurada em quatro níveis, do mais macio ao mais firme. A direção elétrica também é ajustável tornando a condução leve em baixa velocidade. E a flexibilidade do sistema ainda permite outras mudanças conforme a preferência do usuário.
Dá para dizer que dirigir um super carro desses vai muito além de status, mas experiência sensorial. E por onde andamos, percebemos fácil a admiração do público curioso admirador da boa engenharia automotiva.

Veredito do Engenharia 360
O que mais impressiona:
- O ronco visceral do V8 aspirado.
- O equilíbrio entre tradição e tecnologia.
- O design que mantém viva a essência Mustang.
- A condução esportiva, mas utilizável no dia a dia.
O que poderia melhorar:
- O espaço interno, quase inexistente para passageiros traseiros. Acima de 1,70m de altura não é possível sentar atrás sem ter que ficar com a cabeça de lado.
- O porta-malas de 382 litros, tamanho bom, mas limitado pelo vão de entrada.
- O consumo elevado em acelerações mais fortes.
- A multimídia confusa para encontrar funções rapidamente.

Vamos falar das nossas considerações finais. De fato, o Ford Mustang GT tem excelente performance e combina de forma harmoniosa modernidades tecnológicas e entretenimento. A experiência de dirigir um carro desses é realmente única, principalmente pelo controle apurado e potência de sobra dessa máquina. Então, se você é daqueles que busca um carro que desperte sua paixão pela Ford, entregando história, design marcante e o último sopro do motor V8 aspirado na atualidade, esse é o carro certo para considerar!


Veja Também: Conhecemos o incrível Ford Mustang Mach 1
Fontes: Quatro Rodas, Terra.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.
