Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Carro elétrico mais rápido do mundo é fabricado na Croácia

por Lucie Ferreira | 24/03/2016
Copiado!

Você pode nunca ter ouvido falar da Rimac Automobili, mas a fabricante fundada pelo croata Mate Rimac em 2009, quando ele tinha apenas 21 anos, produz nada menos do que o carro elétrico mais rápido do mundo. Batizado de Concept_One, o modelo fabricado na Croácia foi apresentado no Geneva Motor Show 2016, evento anual de automóveis realizado em Genebra, na Suíça. Cinco anos antes, a empresa havia levado seu protótipo.
O carro, que não é mais um conceito, apesar do nome, é descrito como uma mistura de um modelo esportivo da sueca Koenigsegg e um automóvel da norte-americana Tesla, a mais famosa fabricante de veículos elétricos do mundo. Com quatro motores elétricos, que proporcionam torque total de 163 kgfm a partir de zero rotações por minuto, e 1.088 cavalos de potência, o Concept_One acelera de 0 a 200 km/h em apenas 6,2 segundos, podendo alcançar a marca de 350 km/h.
carro_eletrico_01_blog-da-engenharia
Cada propulsor do automóvel se conecta a um sistema de transmissão próprio. Suas rodas dianteiras possuem somente uma marcha, enquanto as traseiras têm dupla embreagem com duas velocidades. Mas o carro elétrico também oferece conforto, controle e modo de condução em pista e drift, adaptando-se à ocasião e às necessidades do motorista – uma direção mais calma ou acelerar até a máxima potência.
O interior do modelo, como não poderia deixar de ser, é bem equipado, com touchscreen central contornado por alumínio e fibra de carbono. O design mescla o clássico e o contemporâneo, agradando em cheio quem é apaixonado por alta velocidade e carros antigos, sem deixar o moderno de lado. Tudo para fazer jus ao conceito high-tech de um automóvel superveloz.
carro_eletrico_03_blog-da-engenharia
Entretanto, se quiser ver um Concept_One, encare a realidade desde já: dificilmente você encontrará um – a não ser que seja um aficionado por salões de automóvel internacionais e tenha a oportunidade de visitar alguns. Isso porque a Rimac Automobili planeja fabricar apenas oito unidades do carro elétrico.
Fontes: G1 e Mashable

Copiado!

Comentários