Engenharia 360

9 características das pessoas inteligentes

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/08/2017 | Atualizado em 10/05/2022 3 min

9 características das pessoas inteligentes

por Redação 360 | 16/08/2017 | Atualizado em 10/05/2022
Engenharia 360

O que define uma pessoa inteligente? Seria aquela que só tira nota 10, responde tudo que o professor pergunta e usa óculos “fundo de garrafa”? Aliás, esse estereótipo ainda existe? Ou seria aquela que entende tudo de forma rápida e não precisa ler 10x a mesma coisa? Para pesquisadores e profissionais da área cognitiva, a resposta não é nenhuma das anteriores! Segundo eles, existem 9 características que definem as pessoas inteligentes. São elas:

Qual o seu conceito de inteligência? (Créditos: maniapauferrense.blogspot.com.br).
Qual o seu conceito de inteligência? (Créditos: maniapauferrense.blogspot.com.br).
  • Elas são muito adaptáveis – Pessoas inteligentes são flexíveis e capazes de obter sucesso em diferentes áreas. Elas mostram o que pode ser feito independentemente das complicações de determinados ambientes.
  • Elas reconhecem quando não tem o conhecimento – Elas são capazes de admitir quando não estão familiarizadas com algum conceito específico. Elas não têm medo de dizer “não sei”.
  • Elas têm uma curiosidade interminável – Já dizia Albert Einstein: “não tenho talentos especiais, só tenho paixão pela curiosidade”. Pesquisas publicadas em 2016 sugerem que há uma ligação entre a inteligência da infância de se estar aberto à experiências – que abrange a curiosidade intelectual – até a idade adulta.
  • Elas possuem uma mente aberta – Elas não se fecham para novas ideias ou oportunidades. Psicólogos dizem que as pessoas de mente aberta tendem a marcar mais pontos nos testes de inteligência. Elas estão totalmente abertas a entender soluções alternativas e enxergar as coisas através de outras perspectivas.
  • Elas curtem sua própria companhia – Curiosamente, pessoas mais inteligentes tendem a se sentir menos satisfeitas do que a maioria das pessoas ao socializar com família e amigos.
Albert Einstein entre os melhores cientistas de todos os tempos
Você sabia? Albert Einstein é até hoje considerado um dos homens mais inteligentes de toda a humanidade. (Créditos: top10mais.org)
  • Elas têm autocontrole elevado – Os cientistas encontraram um vínculo entre autocontrole e inteligência. Em um estudo de meados de 2009, os participantes tiveram que escolher entre duas recompensas financeiras: um pagamento menor imediatamente ou um pagamento maior em uma data posterior. Os resultados mostraram que os participantes que escolheram o pagamento maior em uma data posterior – ou seja, aqueles que tiveram mais autocontrole – geralmente obtiveram maiores resultados nos testes de inteligência.
  • Elas são quase Sense8 – Pessoas inteligentes podem sentir o que alguém está sentindo ou passando em determinado momento. Alguns psicólogos argumentam que a empatia é um componente central da inteligência emocional.
  • Elas conseguem conectar conceitos que, de início, não tem nada parecido um com o outro – Qual a relação entre carro e melancia? O jornalista Charles Duhigg argumenta que fazer esses tipos de conexões é uma característica da criatividade e que, por sua vez, está intimamente ligada à inteligência.
  • Elas contemplam as grandes questões – Basicamente, elas se perguntam o tempo todo “qual o sentido da vida?” ou “qual será a cura do câncer?”. Pessoas inteligentes questionam a ordem das coisas e por que aquilo deve ser feito.
Ouse. Seja diferente! (Créditos: ousenavida.blogspot.com.br).
Ouse. Seja diferente! (Créditos: ousenavida.blogspot.com.br).

Você consegue enxergar alguma dessas características em você? 🙂

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo