Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como conseguir uma bolsa para fazer Engenharia Civil?

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 29/03/2019

Cursar Engenharia Civil é o sonho de muita gente. Porém, ingressar em uma das engenharias mais queridinhas não é assim tão fácil. É um curso extremamente concorrido, o que faz com que muitas pessoas não consigam uma vaga em universidades federais. Também é um curso caro, que requer um bom investimento. Mas, nem por isso é preciso desistir. Neste texto, nós vamos contar o que você precisa saber para conseguir uma bolsa para fazer Engenharia Civil.

bolsa para fazer engenharia civil
Imagem: saosalvador.edu.br

Como conseguir uma bolsa para fazer Engenharia Civil?

ProUni

A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos sobre bolsa é o ProUni. Consiste em um programa do governo que oferece bolsas (integrais ou de 50%) para quem fez ENEM na última edição, possui renda familiar de até 3 salários-mínimos e, ou fez o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral, ou é professor da rede pública de ensino básico em exercício ou é deficiente. As informações completas estão no site do ProUni. Há, ainda, um manual do bolsista que você pode consultar para tirar suas dúvidas.

Faculdades particulares

Não ser selecionado ou não poder concorrer no ProUni não é o fim do mundo. Nos últimos anos, felizmente, estudar está mais fácil, você só precisa correr atrás. Além de ser mais fácil conseguir uma bolsa, muitas universidades oferecem o curso a distância, que permitem que até quem não tem muito tempo consiga encaixar os melhores horários e se formar.

Se você já sabe em qual instituição quer fazer seu curso, já fica mais fácil. Porém, se você ainda não encontrou nenhuma, não é nenhum problema. Várias instituições privadas oferecem bolsas ou descontos. Você precisa entrar em contato e procurar as condições, negociar, explicar sua situação e não ter vergonha. Afinal, lutar pelos próprios sonhos nunca foi motivo de vergonha.

bolsa para fazer engenharia civil
Imagem: cbc.ca

Para encontrar a instituição, você pode procurar em sites de busca específicos. Um deles é o Quero Bolsa, uma plataforma que permite marcar escolher a localidade, a modalidade de ensino e apresenta uma lista com as universidades e as bolsas oferecidas. Ela oferece bolsas de até 75% de desconto. Além dela, há outras plataformas com um serviço semelhante, como a Fundação Estudar, que seleciona alunos para universidades brasileiras e também no exterior. Antes de se matricular em qualquer curso, em qualquer plataforma, fique atento às condições para não ter problemas posteriormente.

Por último, se conseguir uma bolsa ou um desconto está mesmo impossível, você pode tentar o financiamento. Existe o FIES, que é um programa de financiamento do governo, e também há o financiamento em bancos ou o parcelamento nas próprias instituições de ensino. Estudar não está mais tão difícil, a parte mais penosa envolve dedicar e ser um bom profissional. Afinal, nada adianta conseguir ingressar na faculdade e não levar o curso a sério.

VEJA TAMBÉM

9 Resultados
Engenharia 360 no 2019 Lisbon Investment Summit
E se uma máquina falasse por você? Tecnologia traduz sinais cerebrais em fala
O futuro com VR e AR: o que esperar dessas tecnologias?
Cataki: “Tinder de reciclagem” faz sucesso e muda a vida de vários brasileiros
Cientistas desenvolvem liga de ferro com eficiência energética
Depressão na Engenharia: é hora de falar sobre o assunto!
Quanto agrotóxico tem na sua água? Os números são assustadores!
Pesquisadores realizam a impressão 3D de coração a partir de tecido biológico
Como um jogo pode ajudar a reconstruir Notre Dame?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

9 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post