Engenharia 360

Entenda o que é BIM, exigência em projetos e construções no Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/09/2022 3 min

BIM não é um sistema de modelagem 3D, mas ele utiliza 3D, somado a várias informações em tempo real para auxiliar o trabalho de diversos profissionais! Entenda!

Entenda o que é BIM, exigência em projetos e construções no Brasil

por Redação 360 | 22/09/2022

BIM não é um sistema de modelagem 3D, mas ele utiliza 3D, somado a várias informações em tempo real para auxiliar o trabalho de diversos profissionais! Entenda!

Engenharia 360

A sigla BIM, traduzida para o português, significa ‘Modelagem da Informação da Construção’. Trata-se de uma metodologia de trabalho que lida com a modelagem 3D de projetos multidisciplinares sobre uma mesma plataforma ou software, como o Revit, por exemplo. 

O sistema utilizado é alimentado com diversas informações que, sendo assim conhecidas, tudo ao mesmo tempo, torna o planejamento e construção mais bem programados e seguros – em diferentes níveis.

Ficou curioso? Então, continue lendo este post!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
BIM
Imagem reproduzida de EPEC

O significado de ‘BIM’

De início, é preciso dizer que a ideia central que rege o BIM é que todos os envolvidos em um projeto ou construção trabalhem sobre os mesmos arquivos e, assim, troquem informações atualizadas em tempo real.

E que informações são estas? São dados sobre dimensões de paredes, localização de canos e tubos, custos com insumos, quantidade de mão de obra envolvida nas atividades, e muito mais. Ou seja, você poderia modelar uma parede em um software BIM já especificando diversos parâmetros e unindo, no mesmo arquivo, a análise do calculista estrutural e de outros profissionais sobre este elemento. Isto permitiria uma percepção antecipada de possíveis interferências de projeto, situações de manutenções durante a obra, e além. Por consequência, evitaria improvisações e gastos desnecessários, por exemplo; e permitiria ganho de tempo e redução dos custos.

BIM
Imagem reproduzida de Cimento Itambé

Os especialistas em BIM

Que profissionais costumam trabalhar com BIM?

  • arquitetos,
  • engenheiros,
  • construtores,
  • fornecedores e
  • demais partes interessadas em projetos e obras de construção civil.

A diferença entre BIM e 3D

Por incrível que pareça, se você perguntar para alguns destes profissionais “O que é BIM?” eles responderão, portanto, que “É o desenho 3D”! Mas, pelo que foi dito antes, você sabe agora que esta definição está errada! Na verdade, o 3D é uma forma de representação do modelo real, uma ferramenta de visualização. Já o BIM usa este 3D adicionando a ele diversos parâmetros e informações que vão agregar ao trabalho de mais de um profissional, como orçamentistas e compradores, não apenas projetistas, como engenheiros e arquitetos.

O BIM é o retrato da construção civil e o sucesso de grandes empreendimentos do futuro!

BIM
Imagem reproduzida de Buysoft

A obrigatoriedade do uso do BIM

Aliás, o desejo de que as obras de infraestrutura e de edificações fiquem mais apuradas, com planejamentos mais precisos, é também do governo brasileiro! O BIM chegou ao nosso país no ano 2000. De lá para cá, o processo de adaptação de profissionais e empresas a este conceito ainda está devagar. Contudo, de acordo com um decreto presidencial, o uso do BIM será obrigatório desde 2021 em projetos e construções.

A ideia da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM é, com isso, até 2024, aumentar cerca de 50% o PIB – ou Produto Interno Bruto – da Construção Civil. E você pode fazer parte desta Revolução Industrial! Como? Se preparando para a implantação desta tecnologia!

A instrução online em BIM

O Projete Fácil Bim, promovido pelo Engenharia 360 em parceria com A Arquiteta, oferece diversos cursos sobre o método BIM.

Aproveite para aprender BIM e faça projetos de Engenharia até 70% mais rápido! São 15 aulas distribuídas em 2 módulos. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não perca tempo e aproveite esta campanha! Aprenda mais sobre BIM e saia na frente no mercado de trabalho!


Fontes: Inforchannel, INBEC, Mais Engenharia, Sienge.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo