Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Bateria mais eficiente do mundo deve ser comercializada em breve

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 07/01/2020 2 min

Bateria mais eficiente do mundo deve ser comercializada em breve

por Larissa Fereguetti | 07/01/2020
Copiado!

Não importa quão eficiente a sua bateria seja, ela nunca funcionará pelo tempo que você deseja, certo? Talvez esse sofrimento esteja perto de acabar, visto que alguns pesquisadores do departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Monash University, na Austrália, desenvolveram uma bateria muito eficiente que supera as atuais líderes de mercado em mais de quatro vezes.

Com esse poder todo, a nova bateria de lítio-enxofre é capaz de fazer seu telefone funcionar por cinco dias seguidos e permitir que um veículo elétrico percorra mais de 1000 km em uma única carga. Além disso, ela possui menos impacto ambiental que as tradicionais baterias de íons de lítio que estão no mercado.

bateria mais eficiente do mundo lítio enxofre
Imagem: monash.edu/

Isso foi possível porque os pesquisadores reconfiguraram o design dos cátodos de enxofre de baterias de íon-lítio padrão para que eles pudessem acomodar cargas de tensão mais altas sem uma queda na capacidade ou no desempenho geral. Para isso, os pesquisadores projetaram um método que cria ligações entre as partículas e fornece uma estabilidade até então nunca vista em uma bateria.

Toda essa capacidade vem junto com uma longa vida útil, custo de fabricação mais baixo, matéria-prima abundante, fácil processamento e baixa pegada ambiental. Ainda, os processos usados são à base de água, o que reduz de forma significativa os resíduos perigosos.

Um dos colaboradores do estudo, o professor Mainak Majumder afirmou que o desenvolvimento dessa bateria representa uma avanço para a indústria australiana e pode revolucionar a forma como telefones, carros, computadores e redes de energia solar são fabricados no futuro. Atualmente, as baterias não tão eficientes como gostaríamos restringem tanto o aprimoramento de algumas tecnologias (como o desenvolvimento de notebooks mais leves) como o crescimento de alguns segmentos da indústria (como os automóveis elétricos).

bateria mais eficiente do mundo lítio enxofre
Gráficos dos resultados da pesquisa. Imagem: advances.sciencemag.org

A pesquisa completa foi publicada na revista Science Advances no último dia 4. Os cientistas já possuem uma patente registrada aprovada para o processo de fabricação e os protótipos foram criados com sucesso pelos parceiros alemães da Fraunhofer Institute for Material and Beam Technology.

Alguns dos maiores fabricantes de baterias da Europa e da China já manifestaram interesse em aumentar a produção. O grupo recebeu mais de 2,5 milhões de dólares em financiamento do governo e de parceiros da indústria para testar a tecnologia em bateria em carros a partir deste ano. Isso significa que não deve demorar muito para essa nova bateria estar no mercado (para a nossa alegria).

Fontes: Monash University; Science Daily.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários