Em anúncio feito na última semana, a prefeita de Paris Anne Higaldo confirmou que a avenida mais famosa da cidade - a Champs-Élysées, será transformada em "jardim extraordinário". A capital francesa investirá 250 milhões de euros em um plano que pretende restringir a circulação de carros e abrir espaço para pedestres e a natureza na região.
A Champs-Élysées é a avenida mais cara da cidade e estava sofrendo com a poluição e com o intenso trânsito de automóveis. Com o objetivo de oferecer uma cidade mais agradável aos pedestres, o projeto vai fechar metade das 8 faixas para carros e transformá-las em áreas verdes.
Encabeçado pelo escritório PCA-Stream, as obras devem começar somente em 2024, depois dos Jogos Olímpicos, para não atrapalhar o evento e o turismo em Paris.
Com as obras finalizadas até 2030, espera-se melhorar a qualidade do ar ao longo dos quase 2 quilômetros de extensão da Champs-Élysées e criar um ambiente mais sustentável e acolhedor para a população.
Projetada em 1667 por André Le Nôtre como uma extensão dos jardins do Palácio das Tulheiras, a Champs-Élysées hoje possui altos níveis de poluição, o que contribuiu para afastar turistas e moradores do local. O objetivo é, daqui para frente, começar a construir uma cidade mais amigável aos pedestres e não aos carros.
De acordo com a prefeitura, a intervenção resultará em uma redução dramática na poluição sonora, poluição do ar por partículas finas e emissões de CO2 na atmosfera. Por mais projetos como este!
O que você achou do projeto? Comente!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fonte: Ciclo Vivo.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.