Engenharia 360

Fazendas Verticais Oishii: Transformando Frutas Comuns em Delícias Premium

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/12/2023 4 min
Imagem reproduzida de Oishii via Editorialist

Fazendas Verticais Oishii: Transformando Frutas Comuns em Delícias Premium

por Redação 360 | 11/12/2023
Imagem reproduzida de Oishii via Editorialist
Engenharia 360

Um dos assuntos estudados pela Engenharia Agrícola e Engenharia de Alimentos é a criação e operação de fazendas verticais. Essa é uma solução que traz grandes benefícios para a agricultura, inclusive para a produção de frutas. Nesse contexto, as duas engenharias se unem num trabalho conjunto de criar um ambiente controlado, combinando tecnologias de ponta e práticas tradicionais para colher os melhores resultados de produção, a exemplo da Oishii, que cultiva morangos e tomates em qualidade premium. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Jornada da Oishii no Mercado

Queremos, neste artigo, compartilhar a fascinante história da startup americana Oishii, fundada em 21017 por Hiroki Koga e Brendan Somerville. Especialistas afirmam que ela está praticamente reinventando a agricultura. Isso porque consegue hoje transformar frutas ditas "comuns" em "pequenas joias" saborosas e luxuosas. Vejas nas imagens!

Oishii - fazendas verticais
Imagem de Jennelle Fong reproduzida de Oishii via AG Funder News

Tudo começou em 2018. Na época, a empresa se dedicou ao cultivo dos morangos Omakase com base em sistemas agroalimentares aprimorados. O resultado foi impressionante! Logo os consumidores tiveram seus paladares conquistados; o produto também agradou os grandes chefs, até ganhando destaque em nota no The Wall Street Journal, citado como um bom artigo de presente para os Dias dos Namorados - acredita nisso?

Enfim, os morangos da Oishii ganharam um importante status no mercado, elevando frutas comuns a uma categoria premium, redefinindo não só questões de engenharia, mas também o conceito de sofisticação gastronômica, com experiências sensoriais únicas, de sabor à textura e aparência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tecnologia e Sustentabilidade nas Fazendas Verticais

Agora vamos explicar o que há de diferente no sistema de cultivo da Oishii. Bem, a empresa trabalha com sistema de agricultura vertical em fazendas localizadas em Nova Jersey e Los Angeles. Nesses locais, ela recria o ambiente perfeito para o crescimento das frutas.

Estruturas assim apresentam sistemas de iluminação e irrigação personalizadas, além de controle de temperatura, umidade e nutrientes via automação completa - por exemplo, através de Inteligência Artificial e IoT. Por fim, também vale destacar a implementação de tecnologias para monitorar e garantir a qualidade dos produtos cultivados, assegurando sua segurança alimentar.

Oishii - fazendas verticais
Imagem reproduzida de Oishii via Green Gouse Grower

Outras engenharias, além da Agrícola e Alimentar, devem contribuir para a construção de fazendas verticais. É o caso da Engenharia de Software, com o desenvolvimento de sistema, possivelmente baseado em reconhecimento visual e IA, para polinização de plantas - quando necessário, a depender da plantação -, replicando o trabalho das abelhas de maneira eficaz. Ou ainda a Engenharia de Materiais, com pesquisa e aplicação de materiais avançado para as estruturas, garantindo durabilidade, resistência e eficiência.

O Impacto da Inovação

O trabalho da Oishii tem atraído atenção de muitos investidores japoneses e americanos. A empresa já capitou milhões de dólares em suporte, consolidando sua posição de vanguarda no mercado. Recentemente, ela lançou o tomate The Rubi, uma variedade única vendida a preço de joia, US$ 9,99 ou cerca de R$ 50,00 (dados de 2023). Seu produto é encarado pelo mercado como obra de arte comestível.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, a saber, Oishii significa "delicioso" em japonês, focando na visão de que cada fruta deve ser valorizada como uma pequena joia, uma celebração da natureza e da inovação.

Esta história que narramos é um exemplo de caso da revolução que vivemos hoje na Engenharia Agrícola e Engenharia de Alimentos, com sistemas agroalimentares produzindo alimentos mais saborosos, sustentáveis e extraordinários.

Veja Também:


Fontes: Neofeed.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo