A pesquisa realizada através do site norte-americano CareerCast mostrou quais são as carreiras mais promissoras na Engenharia e também na área de TI nos EUA. Apesar de contextos sociais distintos, o estudo mostra as tendências no país com avaliação a partir de levantamentos acerca da empregabilidade e dos salários dos profissionais, com base no Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão do Governo Federal referente a questões do trabalho.

Imagem: Estadão
Outras características que também foram analisadas é o nível de estresse e o clima no ambiente de trabalho. No estudo, há destaque para o crescimento na demanda de profissionais das áreas de TI, assim como na Engenharia de Software. Uma característica apontada como primordial na possibilidade de novas oportunidades de trabalho para os profissionais de Engenharia e de TI é o alto nível de especialização de ambas as formações.
Confira as principais características das doze carreiras apontadas como as mais promissoras nos EUA:
1) Engenharia Biomédica
O profissional desta carreira recebe, em média, o salário de 7 mil dólares nos EUA. A Engenharia Biomédica é apontada como grande responsável pelos avanços na área da saúde.

Imagem: uniarea.com
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
2) Cientista de Dados
O salário médio nos EUA é de 10 mil dólares. A Ciência de Dados é apontada como uma das carreiras que mais tem ajudado nas mudanças no mercado e em negócios.
LEIA MAIS
3) Engenheiro de Software
A carreira, além de ser uma das que mais tem demandado profissionais, tem uma previsão de aumento de empregabilidade em 22% nos EUA, e a média dos salários aos norte-americanos é de 7.700 dólares.
4) Analista de Sistemas de Computadores
Para este profissional, o salário médio nos EUA é de 6.600 dólares e a previsão de aumento da empregabilidade é de 25%
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
5) Administrador de redes e sistemas de computador
Com salário médio de 6 mil dólares, há grande demanda por este profissional para trabalhar na manutenção da estabilidade dos sistemas informáticos.
6) Engenheiro de Petróleo
O aumento da exploração de petróleo é o principal fato que gerou um aumento na demanda por profissionais da Engenharia de Petróleo, e a expectativa é que esta tendência continue. A média salarial do engenheiro de petróleo é de 10.800 dólares e há uma previsão de aumento de empregabilidade de 26%.

Imagem: Guia do Estudante
7) Programador de Computadores
Quando comparado a outros profissionais do TI, a demanda por programadores é sensivelmente menor, mas de acordo com a pesquisa, não diminui a importância da contratação destes profissionais, cuja média salarial nos EUA é de 6.100 dólares.
8)Redator Técnico
Este profissional é o responsável pela comunicação entre os engenheiros e os consumidores finais, e o salário médio é de 5.400 dólares.
9)Engenheiro Civil
As obras e os investimentos em infraestrutura em crescimento possibilitam um aumento na procura por profissionais da Engenharia Civil, e a previsão é que a empregabilidade suba 20% nos EUA. A média salarial para os norte-americanos é de 6.600 dólares.
10)Desenvolvedor Web
É considerada uma das carreiras mais promissoras na área de TI, com previsão de aumento de empregabilidade de 20% e média salarial de 5.200 dólares.

Imagem: Ilegra
11) Engenheiro Ambiental
Esta é uma das carreiras com um amplo mercado de trabalho e com uma demanda crescente por profissionais especializados. A sustentabilidade e a preocupação com o impacto causado na natureza a partir das ações das empresas e indústrias são os principais motivos que levaram a esse crescimento na contratação de engenheiros ambientais. Nos EUA, há uma previsão de crescimento de até 15% e o salário médio do profissional é de 6.700 reais.
12)Engenheiro Aeroespacial
Com um mercado de trabalho favorável, esta área demanda profissionais bastante especializados. A média salarial mensal é de 8.600 dólares nos EUA.
Referências: CareerCast, Exame