Atualização: Há poucos instantes a NASA, anunciou finalmente os seus astronautas escolhidos para a missão Artemis II. São eles: Jeremy R. Hansen, Victor Glover, Christina Hammock Koch e Reid Wiseman - seu currículo foi brevemente apresentado no texto a seguir. Veja!
Pode-se dizer que a segunda-feira, três de abril de 2023 é histórica para a Agência Espacial dos Estados Unidos. Após meses de decisões em reuniões de portas fechadas, a NASA planeja revelar os nomes dos membros da tripulação da missão Artemis II, do programa que deve orbitar a Lua, em 2024 – abrindo caminho para a tripulação da Artemis III caminhar no satélite em 2025. A saber, na oportunidade, eles devem voar mais longe do que qualquer ser humano já foi desde o programa Apollo, ou seja, uma maior profundidade no sistema solar do que foi alcançado em cinco décadas.
Veja Também: Descoberta de grande reservatório de água na Lua pode mudar a exploração espacial
Mais representatividade no espaço
Já se sabe que, dentre os astronautas da missão Artemis II, serão três americanos e um canadense. A agência vem afirmando estar mais comprometida em selecionar uma tripulação com maior diversidade racial, de gênero e profissional; vamos ver, até porque esses critérios nunca foram historicamente adotados pela NASA. Começando pelo Projeto Gemini, onde só participaram homens brancos com histórico militar. E, muito semelhante, também as seleções para o voo da cápsula Crew Dragon da SpaceX.
"Espera-se que Artemis II abra caminho para a missão Artemis III no final desta década, que a NASA prometeu colocar a primeira mulher e pessoa de cor na superfície lunar."
Veja Também:
LEIA MAIS
NASA avança na exploração espacial com o lançamento de motor fabricado em 3D
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os nomes mais cotados
Homens astronautas americanos
Reid Wiseman
Aviador naval condecorado e piloto de testes, de 47 anos, já selecionado antes como astronauta, recém-chefe do escritório de astronautas da NASA.
Veja Também: NASA faz descoberta surpreendente: pedra preciosa existe tanto em Marte quanto na Terra
Victor Glover
Aviador naval com mestrado em engenharia, veterano de quatro caminhadas espaciais, de 46 anos, que pilotou o segundo tripulado voo da espaçonave Crew Dragon da SpaceX, passando quase 6 meses a bordo da Estação Espacial Internacional.
Veja Também: Afinal, onde fica a sede da NASA nos EUA?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Randy Bresnik
Condecorado aviador naval e piloto de testes, de 55 anos, que já realizou missões de combate em apoio à Operação Iraqi Freedom, voou em uma espaçonave russa Soyuz, e supervisionou o desenvolvimento e o teste do escritório de astronautas de todos os foguetes e espaçonaves que serão usados nas missões Artemis.
Mulheres astronautas americanas
Anne McClain
Condecorada piloto do exército, graduada em West Point e na Escola Naval de Pilotos de Teste, de 43 anos, que já participou de mais de duzentas missões de combate em apoio à Operação Iraqi Freedom, voou em uma espaçonave russa Soyuz e passou duzentos dias na ISS como líder de caminhadas espaciais.
Stephanie Wilson
Especialista em missões espaciais, de 56 anos, que é astronauta da NASA desde 1996 e voou em ônibus espaciais.
Veja Também: Afinal, onde fica a sede da NASA nos EUA?
Christina Koch
Engenheira elétrica e detentora do recorde de voo espaciais mais longo de uma mulher, de 44 anos, que já ficou um ano no Pólo Sul, mais de trezentos dias no espaço e desenvolveu instrumentos científicos para várias missões da NASA.
Jessica Meir
Doutora pela Scripps Institution of Oceanography, de 45 anos, que foi membro de uma missão da Nasa Extreme Environment Mission Operations – envolvendo pesquisas subaquáticas – e já completou uma missão de espeleologia – ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos cársticos – na Itália.
Veja Também: Conheça o site da NASA que permite visualização 3D do Sistema Solar
Homens e mulheres astronautas canadenses
Além desses nomes, haveriam alguns outros do Canadá, que devem ser considerados para formar a equipe, de acordo com termos que foram consolidados em um tratado de 2020 com os Estados Unidos. Entre eles, eis o mais cotado:
Jeremy Hansen
Piloto de caça, de 47 anos, já astronauta desde os 14 anos, sendo muito bem preparado para missões de voo, tendo se tornado recentemente o primeiro canadense a ser encarregado do treinamento de uma nova classe de astronautas da NASA.
O próximo passo da NASA
Conforme os planos da NASA, se tudo der certo, o Artemis II decolará por volta de novembro de 2024. A tripulação será colocada dentro de uma cápsula na espaçonave Orion, no topo de um foguete do Sistema de Lançamento Espacial no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Depois do lançamento, a jornada deve durar cerca de 10 dias até chegar à Lua – mas esse tempo pode mudar, já que a distância final exata ainda não foi determinada, dependendo do dia da decolagem e da distância relativa do satélite natural à Terra no momento da missão.
A etapa seguinte é circular a Lua e retornar à Terra para um pouso no Oceano Pacífico. O plano é que esta volta aconteça na data em que os humanos pousaram na Lua desde o fim do programa Apollo, em 1972. Já, na sequência, ainda nesta década, decole a missão Artemis III, contando com os novos trajes espaciais e módulo lunar para transporte de astronautas na superfície do satélite – esta última tecnologia ainda em desenvolvimento.
Então, quais as suas apostas? Que astronautas devem ser anunciados como escolhidos pela NASA para a missão Artemis II? Escreva na aba de comentários logo abaixo!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.