Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Programador Iniciante: descubra quais as áreas para começar a trabalhar

por Redação 360 | 10/03/2022 | Atualizado em 12/05/2022

Definitivamente, as tecnologias fazem parte das nossas vidas atuais de modos que não conseguimos mais pensar em lidar com as questões do cotidiano sem elas. Aliás, as temos agora na palma das nossas mãos, através dos aparelhos smart, e também dentro das nossas casas, em geladeiras e até espelhos inteligentes, por exemplo. E em tudo isso tem um pouco ou muito do trabalho dos programadores. Mas, neste texto, vamos explorar melhor essa ideia. Afinal, quem está começando no mercado como programador, que oportunidades teria de trabalho? Confira!

Engenharia de Programação
Imagem reprodução de GEN Exatas

Áreas de estudo da Programação

Para trabalhar com programação, é preciso se dedicar a obter conhecimento em várias áreas de estudo. Consequentemente, é possível atuar em vários setores diferentes. O aprendizado em matemática é essencial! Depois, sistemas da web, sistemas desktop, aplicações mobile, machine learning, Inteligência Artificial, estatísticas, análise de dados, e mais. Só que é claro que existem outros requisitos para quem deseja programar – aliás, para qualquer um que quer ingressar na área de tecnologia em geral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mercado de trabalho também vai exigir dos candidatos um raciocínio lógico aguçado. Também eles podem ler documentações; ter boa noção de padrões de projetos; e, por fim, saber inglês com alto grau de fluência. Aliás, essa questão do idioma é mesmo inegável, porque só assim é possível entender os conceitos técnicos nos textos quando começar a lê-los.

Engenharia de Programação
Imagem reprodução de Blog da Trybe

Disciplinas que influenciam o exercício do programador

O programador no seu dia a dia também será impactado por outros dados que o levará a buscar conhecimento em mais áreas, de modo a se aprimorar e conseguir, de fato, cumprir com as suas obrigações de serviços cotidianos com mais facilidade. Eis as disciplinas que influenciam o exercício do programador:

  1. Lógica de programação: sim, pensar programação, manter a mente sempre desperta para esse assunto é importante para o crescimento profissional do programador.
  2. Design Patterns: busca por soluções de problemas recorrentes e de metodologias para o desenvolvimento de softwares – linguagens, frameworks, bibliotecas, dentre outras coisas -, sobretudo a forma em que ele é programado.
  3. Linguagens de programação: as mais utilizadas hoje em dia são JavaScript, Python, PHP e Java.
  4. POO: orientação a objetos na construção de softwares, na função de abstrair algo do mundo real com atributos que representam suas propriedades ou métodos.
  5. Banco de dados: por exemplo, NoSQL, que livra que tudo tenha que ser gravado em arquivo local.
Engenharia de Programação
Imagem reprodução de Projeto Draft

Diferentes nichos de trabalho da Programação

Enfim, vamos falar das possibilidades que o programador teria de carreira!

  • Para começar, trabalhando com o desenvolvimento de sistemas para Internet.
  • Depois, o desenvolvimento de sistemas desktop, rodando diretamente na máquina do usuário, usando cem por cento o computador – onde o usuário trabalhará desde pequenos módulos até grandes aplicações como um sistemas para controle de frotas de veículos de carga.
  • Com conhecimento em design UX/UI, o programador pode se colocar no setor de desenvolvedores que constroem uma aplicação mobile do zero.
  • Para quem gosta de estatística, sabe fazer leitura de dados, organizar esses dados e fazer a criação de dashboard, pode trabalhar com análise de dados B.I.
  • Por fim, arte gráfica ou Web Design – dentro da área de Publicidade – é para quem tem conhecimento em design responsivo UX/UI e Photoshop, por exemplo.

Veja Também: 100+ desafios de programação que aparecem em entrevistas de emprego [com solução]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Blog Geek Hunter.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.