A necessidade de produtos e serviços de qualidade é essencial para a sobrevivência de toda empresa. No entanto, quando as anomalias acontecem, as empresas devem utilizar metodologias apropriadas para a resolução desta não conformidade. O PDCA é um método que visa a melhoria contínua dos processos e a eliminação das anomalias, sendo muito utilizado também para atingir metas padrão, ou para manter os resultados em um certo nível desejado.
O método PDCA está dividido nas seguintes etapas e suas respectivas subetapas
Plan - Planejar:
Gerenciar a tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias de uma organização. Faz parte dessa etapa:
- Identificação do Problema: definir claramente qual o problema a ser analisado. Ferramentas Utilizadas: Gráfico Sequencial; Gráfico de Controle.
- Análise do Problema: permitir a localização do foco do problema. Ferramentas Utilizadas: Estratificação; Folha de Verificação; Gráfico de Pareto.
- Análise das Causas do Problema: identificar a causa raiz de um problema. Ferramentas Utilizadas: Brainstorming; Diagrama de Causa Efeito; 5 Porquês; Matriz GUTFI.
- Preparação do Plano de Ação: definir o conjunto de atividades e tarefas suficientes para o alcance das metas. Ferramenta Utilizada: 5W2H
Do - Realizar:
Executar e acompanhar as tarefas propostas exatamente como foram planejadas.
Check - Verificar:
Monitorar e verificar os resultados obtidos e se os trabalhos estão sendo executados conforme planejado. Tal monitoramento se dará pelos indicadores da organização.
Act - Atuar:
Analisar desvios, implementar ações corretivas e padronizar.
Se o plano de ação tiver sido insuficiente para solucionar o problema, é preciso um plano de ação complementar que permita girar novamente o método PDCA. Isto pode ser feito por meio do Relatório das Três Gerações, que aborda o que foi planejado (passado), executado, os resultados, as causas do problema (presente) e a proposição para resolver as causas do problema (futuro).
Veja Também: Ciclo PDCA de melhoria contínua: o que é e como pode ser usado
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
*Artigo escrito por Maycky Kennedy da Silva, 23 anos, Engenheiro de Produção Mecânica
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.