Engenharia 360

Como assim? Aparelho engana o paladar alterando o sabor dos alimentos

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 21/11/2016 | Atualizado em 09/05/2022 2 min

Como assim? Aparelho engana o paladar alterando o sabor dos alimentos

por Clara Ribeiro | 21/11/2016 | Atualizado em 09/05/2022
Engenharia 360

alimentos-blog-da-engenharia

Foto: Stephanie Horrocks

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Provavelmente existem alguns alimentos que você não suporta, mas sabe que deveria comê-los, certo? Ou você é aquele que deixa de ir em certos restaurantes por não apreciar algum tipo de comida? Japonesa, por exemplo? Ninguém é obrigado a comer de tudo, mas manter hábitos saudáveis é uma regra para viver bem, não é mesmo?
Pensando nisso, cientistas da City University of London, da Inglaterra, criaram um aparelho que engana o paladar e altera o sabor dos alimentos, o Taste Buddy. Ele consiste em uma barra de dois centímetros que, ao ser colocada sobre a língua, utiliza sinais elétricos para estimular as papilas gustativas a transformar o gosto da comida.
Para mostrar como o dispositivo funciona, os estudiosos escolheram o brócolis, um dos alimentos mais rejeitados pelo paladar infantil. Ao ser utilizado, o vegetal ganhou o sabor de chocolate. Outro teste modificou o gosto de tofu para o de um bife suculento.

sabor-dos-alimentos-blog-da-engenharia

Foto: Adrian Cheok/Alamy

Enquanto o protótipo inicial está restrito a imitar sabores doces ou salgados, as versões futuras têm o potencial de alterar completamente nossas dietas. Para os alimentos doces, a barra aquece e estimula receptores que reagem ao calor. Para os salgados, uma corrente elétrica ativa as papilas.
O professor Adrian Cheok, um dos idealizadores do projeto e líder da equipe, disse que a invenção pode ser muito mais útil do que parece. "O que começou como uma experiência de engenharia divertida agora levou a algo muito mais emocionante com o potencial de ter um impacto social positivo".
O Taste Buddy será exibido em uma feira de tecnologia em Birmingham, na Inglaterra, em março de 2017. Você seria um dos adeptos dessa nova tecnolgia?
Fontes: Daily Mail e Catraca Livre

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo