Destaque

Dispositivo Vein Viewer, com luz infravermelha, ajuda a localizar veias em pacientes

{{post.author.node.name}}

Por: Lucie Ferreira | Em: | Atualizado: 3 meses atrás | 4 min de leitura

Imagem reproduzida de Vein Viewer

Compartilhe »

O Vein Viewer é um dispositivo médico inovador que utiliza luz infravermelha para visualizar as veias abaixo da pele. Essa tecnologia de ponta permite que profissionais de saúde localizem com precisão as veias, mesmo em pacientes com dificuldade de visualização, como idosos, obesos ou com pele escura. Ao emitir luz infravermelha, o aparelho cria uma imagem em alta resolução das veias, facilitando a punção venosa e reduzindo significativamente a dor e o desconforto do paciente. Mais detalhes no texto a seguir, do Engenharia 360!

luz_infravermelha_02-blog-da-engenharia

Benefícios para pacientes e profissionais da saúde

O Vein Viewer não apenas facilita para os enfermeiros aplicarem medicamento na veia como também melhora o atendimento ao paciente. Criado pela empresa norte-americana Christie Medical Holdings, o aparelho emite luz infravermelha sobre a pele, permitindo a visualização da veia e até dos fluidos através dela, como se mapeasse veias e vasos sanguíneos.

Como a tecnologia tem capacidade para mostrar vasos sanguíneos localizados em até 10 mm de profundidade, o Vein Viewer também ajuda a localizar as melhores veias, de acordo com o procedimento médico realizado, resultando em menos tempo e sofrimento para o paciente. Outra vantagem para as clínicas e hospitais são os custos menores, já que a quantidade de material descartável usado diminui bastante.

Veja Também: Engenharia Biomédica: Convergência Engenharia-Medicina

Onde encontrar o Vein Viewer

A Christie Medical Holdings afirma que 75% dos melhores hospitais dos Estados Unidos já estão equipados com algum modelo do Vein Viewer. A empresa destaca o uso do aparelho em pacientes com câncer, que passam por procedimentos intravenosos, diagnósticos ou terapêuticos com frequência. Como a chance de que a primeira punção seja bem sucedida é de quase 100%, a marca defende seu uso para amenizar o sofrimento desses pacientes.

O aparelho está disponível em outra versão, com tecnologia ainda mais aprimorada: a flex, que possibilita imagem em alta resolução (HD) e tecnologia de Df2 (domínio digital completo), podendo ser aplicada em qualquer tipo de procedimento vascular, principalmente em setores de emergência (UTI) e atendimento a hemofílicos e pacientes com necessidade de autoinfusão. Já o modelo Vision2 ajuda a detectar hematomas e evitar infiltrações, após a aplicação do medicamento na veia.

luz_infravermelha_01-blog-da-engenharia


Fonte: eCycle e Vein Viewer.

Imagens: reproduzida de Vein Viewer

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@wpcms.engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO