Num passado não muito distante, era tradição dar de presente para os recém-graduados anéis de formatura, simbolizando o orgulho de seu sucesso e conquistas. Os modelos vendidos nas lojas no começo do século XIX eram simples. Depois, eles foram evoluindo para peças mais elaboradas. Até que o custo se tornou tão alto que a tradição quase se perdeu no tempo. Mesmo assim, essa ainda é uma boa opção de presente, representando os mais sinceros desejos de boa sorte para a carreira profissional. Confira mais neste artigo do Engenharia 360!
Anéis de formatura: Uma jornada através do tempo
Embora a tradição dos anéis de formatura tenha se popularizado no século XIX, suas raízes remontam há tempos ancestrais.
Culturas como a egípcia e a hindu já atribuíam a essa joia, o anel, significados místicos, associando-a à eternidade, força, união e poder. Já o primeiro anel de formatura surgiu em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Naquele tempo, o propósito da peça era outro, identificar os formandos através das cores e formatos das pedras, servir de comprovação da passagem pela instituição e lembrete constante dos valores aprendidos durante a jornada acadêmica.
Então, o anel de formatura jamais foi um acessório, sem relação alguma com sexo ou crenças religiosas. Ele sempre foi visto como uma joia de grande prestígio, ao qual os estudantes almejavam muito receber um dia. Assim surgiu a tradição de ganhar anéis de formatura de presente na colação de grau.
Mantendo as tradições acadêmicas
Será que hoje em dia é brega dar e receber um anel de formatura? O que você acha? Ostentação desnecessária? Talvez. Mas uma coisa é certa, não é pecado algum celebrar a conclusão de uma etapa da vida. Pense nos anéis de formatura como uma representação da superação de desafios, de anos de dedicação aos estudos, dos esforços empreendidos e da conquista de um sonho. De certo modo, mesmo que simples, esses anéis podem ser uma maneira bonita de honrar tradições acadêmicas e demonstrar orgulho pela trajetória percorrida.
A pedra símbolo da Engenharia
Desde a antiguidade, pedras preciosas foram atribuídas a significados simbólicos. No caso dos anéis de formatura, cada gema representa os valores e ideais associados a diferentes áreas profissionais. Especialmente para a engenharia, a pedra escolhida é a safira azul, representando concentração, serenidade e proteção dos pensamentos. Já o dedo em que o anel será usado é de escolha pessoal - não há regras culturais para isto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Selecionamos alguns exemplos de design de anéis de formatura de engenharia como inspiração para você:
Usar um anel de formatura é como dizer para o mundo a qual comunidade profissional você pertence. Mesmo que alguns na modernidade questionem sua relevância, esse ainda é um símbolo vitalício de conquista, sonhos e motivação para o futuro. É uma insígnia de paixão pelo saber que pode lhe acompanhar para todo o sempre. Considere ter um exemplar!
Veja Também:
Fonte: Arthur Caliman.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.