Nos últimos anos, a agricultura moderna tem enfrentado um grande dilema: altos investimentos em maquinário e baixos retornos financeiros. Em verdades, esse são desafios, de sustentabilidade e eficiência, totalmente relacionados com a crise ambiental. Não se pode negar que, da forma como a engenharia anda hoje, fica difícil aumentar a produção sem impactar o meio ambiente. Sabendo disso, um grupo de pesquisadores desenvolveu o projeto AgreenCulture utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE Lab. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O desafio da sustentabilidade na agricultura
Trabalhar no campo não é nada fácil. As grandes fazendas modernas só funcionam à base de muito investimento em maquinário. E infelizmente, por conta das mudanças climáticas, o retorno financeiro disso nem sempre é garantido. As demandas ecológicas exigem dos agricultores cuidados adicionais com suas terras; e o ciclo de melhorias só vem positivo quando todos trabalham em cooperação, um esforço que exige muitas mãos.
A esperança é que os robôs inteligentes possam transformar essa realidade, automatizando tarefas repetitivas e de baixo valor agregado. Assim, os agricultores ficariam livres para se concentrar em atividades mais estratégicas.

A solução AgreenCulture para fazendas modernas
O projeto AgreenCulture surgiu em meio a pensamentos sobre como utilizar tecnologias avançadas e práticas agrícolas ecológicas para transformar a produção em fazendas. A ideia geral é integrar robôs inteligentes a certas atividades rurais, tornando todo o processo mais eficiente e sustentável, com custo menor e mesmo riscos para os agricultores. Para isso, está sendo utilizada a plataforma 3DEXPERIENCE Lab, desenvolvida pela Dassault Systèmes; sistema GNSS-RTK de alta precisão; e sistema de conectividade via IA baseado em nuvem, para controle e monitoramento remoto.
Na prática, todo o trabalho é focado em transformar ferramentas passivas (como arado e semeadora) em máquinas automatizadas que possam operar com baixo risco financeiro. Especialmente graças ao GNSS-RTK, os robôs (guiados por IA) podem realizar operações desde preparo do solo até plantio e controle de ervas daninhas com mais segurança e integridade. Então, o monitoramento é feito via plataforma digital, com acesso às informações guardadas na nuvem.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Objetivos sociais e ambientais do projeto
- Aumentar a capacidade produtiva agrícola para combater a fome.
- Minimizar insumos através do uso eficiente de tecnologias.
- Promover práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente.
- Aumentar a produtividade agrícola com menos desperdício de recursos.
- Reduzir a dependência de insumos químicos, preservando a saúde do solo.
- Garantir acesso a alimentos mais saudáveis a um maior número de pessoas.
3DEXPERIENCE Lab na inovação agrícola
A saber, a 3DEXPERIENCE Lab é fundamental para a condução do AgreenCultura, tornando sua prática possível. Suas ferramentas de modelagem e simulação permitem que as equipes trabalhem rapidamente desde a concepção dos planos para agricultura até o produto final. Através da plataforma, tem-se um ambiente propício para colaboração entre equipes, impulsionando a inteligência coletiva; além disso, um ambiente onde novas tecnologias podem ser testadas e ajustadas antes da implementação em larga escala.
As vantagens da robótica na agricultura
A implementação de robôs na agricultura apresenta uma série de vantagens. Por exemplo, aumento da eficiência das coleiras com os robôs operando continuamente; gestão mais precisa das lavouras com drones e sensores (integração com IoT); e redução no uso de pesticidas e insumos através de intervenções direcionadas.
Por outro lado, o conhecimento e investimento em tecnologia ainda continuam sendo obstáculos para pequenos agricultores. Para eles, ainda é muito complicado saber como integrar novos robôs a equipamentos já utilizados.
As perspectivas para o futuro da Engenharia Agrícola
A combinação entre robótica, IA e plataformas colaborativas como a 3DEXPERIENCE está redefinindo o futuro da Engenharia Agrícola. Com inovações como o AgreenCulture, o setor caminha para um modelo mais eficiente, responsável e acessível, garantindo que a sustentabilidade seja uma realidade ao alcance de todos. Podemos prever automação total em breve nas grandes fazendas e engenheiros trabalhando continuamente para adaptar robôs às necessidades específicas dos agricultores.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: 3DEXPERIENCE: fazendas verticais para melhorar a habitabilidade e reduzir os impactos ambientais
Fontes: Dassault Systèmes.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.