Engenharia 360

Qual a importância do aço carbono no setor automotivo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/02/2025 | Atualizado em 11/03/2025 4 min
Imagem de usertrmk em Freepik

Qual a importância do aço carbono no setor automotivo?

por Redação 360 | 10/02/2025 | Atualizado em 11/03/2025
Imagem de usertrmk em Freepik
Engenharia 360

Em janeiro de 2025, o presidente americano Donald Trump falou em taxar toda a produção de aço e alumínio importada pelo país, o que incluiria a produção brasileira. E sabe como isso pode impactar os Estados Unidos? É que o aço carbono, por exemplo, é bastante utilizado pelo setor automotivo. O material desempenha um papel fundamental nessa indústria, fazendo parte da produção de uma ampla gama de componentes - foco na segurança, durabilidade e desempenho dos veículos.

A equipe do Engenharia 360 ficou curiosa sobre o tema e resolveu investigar quais as vantagens oferecidas pelo aço carbono à indústria automotiva, buscando entender porque esse é um dos materiais mais escolhidos para a fabricação de peças estruturais e acessórios. Confira tudo o que descobrimos no artigo a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aço carbono na indústria automotiva
Imagem de usertrmk em Freepik

O que é aço carbono e quais são suas principais características

O aço carbono é uma liga composta principalmente de ferro e carbono - por isso o nome. Suas características são especialmente favoráveis para atender uma série de demandas da indústria automotiva. Isso inclui sua versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes processos de fabricação, sendo moldado e soldado como desejado em designs personalizados. O material também é bem resistente, capaz de suportar grandes cargas e impactos, além de temperaturas extremas e vibrações sem comprometer sua integridade estrutural.

Sustentabilidade na indústria automotiva

  • Reciclabilidade: O aço carbono pode ser reutilizado repetidamente sem perder propriedades, economizando recursos naturais e reduzindo resíduos.
  • Redução de emissões: A reciclagem do aço carbono diminui a emissão de gases de efeito estufa.
  • Durabilidade: A vida útil desse material é longa e reduz a necessidade de substituições frequentes, diminuindo o descarte de veículos.
  • Menor impacto ambiental: A reutilização e durabilidade desse aço promovem a eficiência energética na indústria automotiva.
  • Indústria mais ecológica: O uso do aço carbono contribui para processos mais sustentáveis e redução do desperdício.
aço carbono na indústria automotiva
Imagem de usertrmk em Freepik

Quais são as principais aplicações do aço carbono no setor automotivo

Os tubos de aço são amplamente utilizados na indústria automotiva. Por exemplo, podemos começar citando as estruturas de chassis e de suporte, com o aço oferecendo a robustez necessária para suportar o peso do veículo e proteger os ocupantes em caso de colisão. Também nos sistemas de suspensão e eixos, ele garante melhor estabilidade e controle do veículo em diferentes terrenos. Ademais, o aço carbono ainda é utilizado em tubulações e sistemas de escape, contribuindo para a eficiência do motor; barras de reforço; suportes de transmissão, etc.

aço carbono na indústria automotiva
Imagem de peoplecreations em Freepik

Veículos pesados

Vale destacar que o aço carbono tem uma grande relevância na fabricação de veículos pesados - ou seja, de carga -, como caminhões, sendo essencial para garantir a robustez e a segurança. Assim como explicamos antes, esse material pode ser encontrado na “espinha dorsal” dessas engenharias. É sua resistência e durabilidade que garantem a integridade das estruturas, base sólida para a instalação de diversos componentes.

No motor, está em bielas, virabrequins e engrenagens. Na transmissão, desde componentes do eixo até de engrenagens e rolamentos. E o aço carbono ainda é utilizado nas estruturas de cabines, carrocerias e reboques. Ou seja, o material se faz necessário por toda parte nos projetos de veículos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aço carbono na indústria automotiva
Imagem de Freepik

Como é feito o controle de qualidade do aço carbono utilizado pela indústria automotiva

Especialmente no setor automotivo, para garantir a qualidade e desempenho do aço carbono, faz-se necessária a conferência dos padrões seguidos pelas empresas de fabricação. Como referência, podem ser consultadas as seguintes normas e certificações:

  • ISO 9001: Garante a otimização dos processos de fabricação.
  • ISO/IEC 17025: Certifica a precisão dos testes laboratoriais de qualidade.
  • IATF 16949: Certifica a segurança e confiabilidade dos materiais usados no setor automotivo.

Essas normas e certificações estabelecem os requisitos mínimos de qualidade para o aço carbono utilizado pela indústria automotiva. Elas abrangem aspectos como composição química, propriedades mecânicas, dimensões e tolerâncias, garantindo que o material atenda aos requisitos básicos de desempenho e segurança exigidos. Frequentemente são realizados testes e inspeções em diferentes etapas de produção para conferir como anda a situação do mercado.

Qual o impacto do preço do aço carbono na indústria automotiva

Atualmente, o aço carbono representa 60% dos custos totais de insumos utilizados na indústria automotiva. No passado, o material era utilizado apenas na fabricação de carrocerias. Mas, pouco a pouco, sua aplicação se expandiu. Agora, pensando na questão dos Estados Unidos, tentamos prever o que pode acontecer com a produção de veículos em território americano com a imposição de taxas sobre o aço importado, incluindo o Brasil.

Pois bem, a matemática é simples! É claro que a indústria brasileira será severamente impactada, mas quem pagará mais será mesmo o povo americano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso porque haverá um aumento significativo nos custos da sua produção automotiva, levando a uma competitividade negativa entre montadoras locais e aumento no preço final das unidades repassadas para os consumidores. Poderá ainda ocorrer um efeito cascata nos fornecedores e na cadeia de suprimentos do país, afetando diversos setores da economia que dependem do aço carbono a preços acessíveis.

aço carbono na indústria automotiva
Imagem de usertrmk em Freepik

Veja Também: O que é aço carbono e quais suas aplicações na engenharia?


Fontes: Perfilados Nardi, Tubos Oliveira.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo