O Revit é um dos softwares mais utilizados por profissionais das áreas de engenharia civil, arquitetura, urbanismo e design de interiores. Criado inicialmente pela Charles River Software em 1997, a empresa mudou sua razão social em 2000 para Revit Technology Corporation. Posteriormente, o software foi adquirido pela Autodesk, que ampliou ainda mais seu alcance global.
O objetivo principal do Revit é facilitar a elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia, com recursos de alta precisão e automação. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Por que profissionais escolhem o Revit?
A saber, o software Revit foi desenvolvido, principalmente, para auxiliar os profissionais da construção e design na elaboração de projetos pertinentes a essas áreas.
Na opinião de muitos arquitetos e engenheiros, o Autodesk Revit tem se destacado por conta da riqueza de detalhes que ele permite impor aos trabalhos. Entre suas principais vantagens estão:
- Modelagem 3D com alta fidelidade
- Tecnologia BIM (Building Information Modeling)
- Automatização de plantas, cortes, elevações e maquetes eletrônicas
- Simulação de materiais e custos de forma integrada
Isso permite que diferentes áreas da construção civil – como elétrica, hidráulica e estrutural – trabalhem de forma colaborativa, minimizando erros e otimizando o tempo de execução.
Aplicações do Revit na Engenharia
O Revit pode ser empregado em diversos processos inerentes às engenharias, como expusemos anteriormente. Podemos elencar suas principais funcionalidades nesse âmbito:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
1. Modelagem 3D
Pode ser usado para criar diferentes projetos 3D como: plantas, escopos hidráulicos e elétricos, por exemplo. As imagens ilustrativas são de alta qualidade e dão um up na apresentação dos trabalhos aos clientes.
2. Projeto integrado
Por conta da tecnologia BIM (Building Information Modeling) é possível trabalhar com outras áreas dentro do mesmo projeto e com isso otimizar o tempo de entrega. Além disso, é um sistema que permite a integração de equipes, algo bastante benéfico no sentido corporativo.
Plantas, cortes, elevações e simulações 3D podem se unir com outros segmentos ao mesmo tempo no Revit.
3. Análise virtual de uma obra
Como o Revit permite a criação de projetos totalmente em três dimensões, fica possível o estudo geral de uma obra de modo mais eficaz e realista, além de conseguir examinar qualquer ponto, como instalações de água ou luz, por exemplo. Podem ser calculados os custos em cada fase da construção, conseguindo realizar um planejamento orçamentário.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comparação do Revit com concorrentes
O Revit concorre com outros programas semelhantes do mercado. Entre os mais relevantes estão:
ArchiCAD
Também é um software que possui BIM, produzida pela empresa húngara Graphisoft. Assim como o Revit oferece ferramentas para construção de edifícios e demais projetos todos com modelagens 3D. Pode ser utilizado para trabalhos de design de interiores. É um dos mais populares na Europa, mas tem seu espaço no Brasil.
AutoCad
O software AutoCAD possui funções para desenho 2D e modelagem 3D e é muito usado para desenhos técnicos. É classificado como CAD (Computer Aided Design).
Apesar das funções semelhantes com o Revit, é um programa voltado para o trabalho praticamente solo, pois as etapas devem ser feitas separadamente. Não possui a interface BIM, algo que pode ser desvantajoso para médias e grandes empresas.
Como obter licença Revit pela Autodesk?
Para você que se animou a experimentar o Revit, saiba que no site da Autodesk, a qual detém os direitos sobre o programa, há uma licença gratuita disponibilizada.
Nesse link você acessa a licença do Revit, válida por 30 dias. É uma boa para testar as ferramentas e ver se é o software ideal para os seus projetos. Caso você goste e queira investir no programa, pode já aderir à versão paga. O site dispõe planos mensais, anuais e trienais.
Licença Revit para estudantes
Agora, se você for estudante de engenharia, design, arquitetura e áreas correlatas, têm a oportunidade de usufruir do programa pelo período de 1 ano gratuitamente.
A Autodesk propõe essa licença específica para estudantes, frisando que seu uso é voltado somente para fins acadêmicos.
Se você deseja conhecer outros softwares de engenharia ou tem dúvidas sobre o uso do Revit, deixe um comentário. Podemos trazer comparativos, tutoriais ou novidades da área especialmente para você!
Fontes: Ipog.edu, A Arquiteta.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.