Engenharia 360

Estudo mostra que bons relacionamentos controlam o estresse, inclusive na engenharia

Engenharia 360
por Nara Doné
| 03/05/2017 | Atualizado em 28/08/2024 3 min
Imagem de Pixabay

Estudo mostra que bons relacionamentos controlam o estresse, inclusive na engenharia

por Nara Doné | 03/05/2017 | Atualizado em 28/08/2024
Imagem de Pixabay
Engenharia 360

Você sabia que bons relacionamentos são a chave para uma vida mais feliz e saudável? Em uma palestra recente sobre métodos de combate ao estresse, tive a oportunidade de conhecer a renomada psicóloga Susan Andrews, formada pela Universidade de Harvard. Durante a apresentação, ela compartilhou conceitos importantes para controlar o estresse e encontrar a felicidade.

Sua palestra iniciou com um vídeo sobre um estudo realizado, também pela Universidade de Harvard, referente ao Desenvolvimento Adulto que buscou responder à pergunta: “Qual é a chave para a felicidade"? Você sabe qual seria a sua resposta?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estudo mostra que bons relacionamentos controlam o estresse, inclusive na engenharia
Imagem de Pixabay

Na verdade, todos nós buscamos incessantemente a felicidade e o sentimento de plenitude que, de acordo com o psicanalista Sigmund Freud, perdemos ao sair do útero materno e termos nosso cordão umbilical cortado. Muitas pessoas associam a felicidade a ter uma vida abastada de dinheiro, fama ou ao sentimento de realização profissional, por exemplo. Porém a chave para a felicidade é muito mais simples do que imaginamos. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

A importância dos bons relacionamentos

O Dr. Robert Waldinger, um dos diretores da pesquisa, explicou em vídeo sobre os métodos utilizados e compartilha os resultados obtidos. O estudo durou 75 anos e na verdade ele ainda continua com os filhos dos participantes. Durante estes 75 anos, foram entrevistadas e monitoradas mais de 700 pessoas divididas em dois grupos:

  • Jovens estudantes de Harvard
  • Moradores das cidades mais pobres, vizinhas a Boston

Os pesquisadores buscaram encontrar os fatores que podem nos levar a desenvolver a melhor saúde física e mental quando atingirmos idades avançadas. O interessante é que, no estudo, além dos participantes, os cientistas também monitoraram as famílias deles mesmos com entrevistas, exames médicos, e monitoramento de experiências interpessoais. Como resultado do estudo, Waldinger ressalta que “bons relacionamentos nos deixam mais felizes e saudáveis".

Exatamente! Bons relacionamentos são a chave para a felicidade, ou seja: após 75 anos de estudos e pesquisas, chegara-se à conclusão de que o que garante nossa saúde física e mental é a qualidade dos nossos relacionamentos pessoais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem criou laços fortes com outros seres humanos viveu mais e melhor e isto está muito além de dinheiro, fama, status ou emprego. A rejeição provoca dores físicas e emocionais. E pessoas que vivem solitárias têm cinco vezes mais chances de adquirir dores, doenças e de morrer precocemente.

Estudo mostra que bons relacionamentos controlam o estresse, inclusive na engenharia
Imagem de Pixabay

Veja Também: 6 dicas para não deixar a rotina matar sua criatividade

Tenha um propósito de vida

A palestra da psicóloga Susan Andrews foi baseada exatamente neste resultado e ela complementa que para diminuir nosso estresse, além de manter bons relacionamentos, é necessário ter um propósito em nossas vidas. Isso porque o nosso cérebro responde aos estímulos negativos mais rápido, de forma mais intensa e mais duradoura do que aos estímulos positivos. As consequências são dores e doenças, pois traz ansiedade e aumento do estresse.

Andrews cita uma frase de Nietzsche que diz: “Aquele que tem um por que para viver, pode enfrentar quase todos os comos”, ou seja: o propósito de vida aumenta nossa proteção aos estímulos negativos e consequentemente diminui nosso estresse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda neste sentido, a profissional destaca Viktor Frankl, um psicólogo que esteve em um campo de concentração por treze anos e após suas observações do comportamento humano diante de um cenário de restrição total. O cenário era o seguinte: onde seres humanos eram tratados como animais, passando fome, frio e recebendo tratamentos brutais, esperando a cada momento o próprio extermínio. Ele relata que quando as pessoas perdiam o propósito de vida, sentiam-se desafortunadas e muitas vezes recorriam aos suicídios como forma de fuga para suas tão degradantes situações.

Dicas práticas para controlar o estresse

Para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida, considere estas práticas:

  • Fortaleça seus relacionamentos: Invista em amizades, família e casamento.
  • Tenha objetivos claros: Estabeleça sonhos, projetos e metas de médio e longo prazo.
  • Respire profundamente: Use técnicas de respiração diafragmática.
  • Pratique relaxamento: Faça pausas para relaxamento profundo.
  • Automassagem: Massageie ombros, braços e rosto.
  • Gerencie suas emoções: Controle as amígdalas cerebrais substituindo pensamentos negativos por respostas mais serenas, como trocar “OH, NÃO!” por “AH, OK!”.

Claro que, embora dieta e exercícios sejam importantes, nada supera a qualidade dos nossos relacionamentos. Amar e ser amado é o que realmente importa para a felicidade e a saúde.

Veja Também: Por que a inteligência emocional é a grande aliada do mundo corporativo


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Nara Doné

Autora colaboradora de Engenharia 360.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo