Eu posso afirmar com certeza. Você, estudante de engenharia, mente para si mesmo todos os dias. Estou certo? Bom, saiba que você não está sozinho nessa, e que praticamente todos os seres humanos [normais] mentem para si mesmo, e isso é uma forma de se auto-burlar para "aumentar o tempo livre", ou para atrasar o desenvolvimento de alguma atividade.
Ahn, mas eu não estou entendendo onde você quer chegar.
Ok, eu vou desenhar pra você então. Não, espera, mentira, não vou desenhar não, mas vou tentar te exemplificar de uma forma mais clara. Sabe quando você tem um projeto para fazer, e adia a realização dele até a véspera da entrega? Esse é um caso típico de mentiras a você mesmo. Neste meio tempo, quando você lembrava que tinha que fazer o projeto, com certeza você criava certas "mentirinhas" para evitar a realização daquele projeto, naquele momento. Resultado? Muitas vezes você não consegue dar conta de terminar ele só na véspera, a qualidade do projeto final não vai ser das melhores, dentre outras.
Selecionamos 10 das mentiras mais comuns que todo estudante de engenharia diz a si mesmo. Você se identifica com quantas? Com todas ou com todas?
10. Ah, nós voltamos cedo pra dar conta de assistir aula amanhã, e não vamos ficar com ressaca.
Essa é clássica, principalmente pra quem está nos primeiros anos da faculdade, e aceita qualquer convite de última hora pra ir naquela choppada da atlética, e se engana achando que no dia seguinte acordará super diposto(a), com a mente descansada, e que a ressaca vai passar longe. AHAM.
9. Só mais um episódio
Acreditem, eu falo isso todas as noites antes de dormir, principalmente quando o Netflix lança uma série super viciante, e você não consegue mesmo largar o seriado para... dormir. O problema maior é que, quando você percebe, já são 03 da manhã e você vai levantar as 07 (ou até mais cedo), no dia seguinte.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
8. Só mais 5 minutinhos...
De 5 em 5 minutinhos, eu já acordei duas horas atrasado. E você?
7. Está tudo sob controle
Amanhã começa a sua semana de provas, você sequer tem toda a matéria copiada, para e pensa: Ah, está tudo sob controle, vou assistir um seriado e depois começo a estudar.
6. Eu vou fazer o trabalho inteiro nesta noite
Meu amigo, convenhamos, antes de eu terminar de ler a frase acima, eu já pressenti que não seria possível. Não deixe tudo pra última hora.
5. No semestre que vem eu vou estudar mais
É mentira, é mentira, é mentira, é mentira! Praticamente todos os meus colegas de faculdade diziam isso, e adivinhem quando? Logo após receber a nota de alguma prova. Mas no semestre seguinte, era tudo igual.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
4. Vou diminuir o consumo de miojo e bebidas energéticas
Você vai se esforçar pra fazer isso, eu sei. O problema vai ser quando chegar a semana de provas, e você não terá tempo pra nada. Vai comer qualquer coisa rápida e fácil de preparar, e tomar qualquer coisa que te deixe acordado por mais tempo.
Leia também: 7 séries de TV que todo engenheiro deveria assistir
3. Todo mundo foi mal mesmo
Essa é a clássica desculpa que você se da, para justificar o seu péssimo desempenho em alguma atividade. Mesmo que todo mundo tenha ido bem, você, de alguma forma, acaba assumindo que todo mundo foi mal, só para se sentir melhor.
2. Ah, mas eu já estudei
Essa desculpa surge naquele momento em que você sabe que precisa estudar, mas surge alguma coisa pra você fazer. Qualquer coisa: Ir na padaria, assistir aquele filme que já passou 30x na tv, jogar um vídeo-game, ou até mesmo passar um pano na sua casa. Tudo é motivo pra fazer você desistir de estudar, não é mesmo?
1. Não preciso anotar nada, eu consigo me lembrar de tudo.
A não ser que você tenha, no mínimo, 500gb de armazenamento em um HD implantado na sua cabeça, você não vai conseguir lembrar de tudo. Detalhes pequenos podem fazer a diferença na hora de uma avaliação. Então a minha recomendação é: anote tudo, tire foto da lousa, grave a aula (no seu celular mesmo), pois acabamos cometendo erros com os mínimos detalhes.
E aí, falei alguma mentira?