Ontem, eu listei aqui os 14 cargos em alta para engenheiros, com salários de até R$25.000, e hoje eu gostaria de falar de outra pesquisa que foi realizada pelo ManPower Group, focada nos profissionais mais escassos (em 42 países do mundo). Para se ter uma idéia, dos 42 países, apenas em 2 deles os profissionais de engenharia não entram no ranking.
Segundo a EXAME foram entrevistados mais de 40 mil empregadores, com informações relativas às dificuldades encontradas para preencher vagas no ano de 2013. Segundo ao ranking, de maneira geral, os profissionais que o lideram são os profissionais que precisam ter habilidades específicas manuais como: eletricistas, pintores, pedreiros, costureiros, dentre outros autônomos especializados.
Ao todo foram entrevistados mais 40 mil empregadores, e as informações são relativas às dificuldades encontradas para preencher vagas em 2013. Em 7 dos 42 países os profissionais de engenharia são os mais escassos. No Brasil a engenharia ficou entre a sexta posição - mais requisitada.
Para sintetizar, abaixo listamos os países/colocação no ranking em que os profissionais da engenharia são escassos. (A posição no ranking vem da relação 1/10 - na lista completa, você pode conferir as 10 profissões, de modo geral). Lembrando que o ranking não se refere a apenas uma específica área da engenharia, e sim de maneira geral.