Escolher uma profissão, um destino para a sua carreira, é algo muito sério. Talvez esteja no "top 10" das decisões mais difíceis que você terá de fazer depois do Ensino Médio. E é provável que, pela influência da escola e de todas as disciplinas que admira, sua escolha possa ser Biologia, que é a ciência responsável pelo estudo das diferentes formas de vida e de investigar a origem, evolução, estrutura e funcionamento de seres, organismos e meio ambiente. Mas e se, ao invés disso, ampliasse as opções e considerasse uma das engenharias?
Quais as outras opções para quem gosta de Biologia?
1. Engenharia Ambiental
Em primeiro lugar nesta lista, a Engenharia Ambiental é para quem gosta - além de biologia, física e química - de economia, política e antropologia. E essa profissão faz uso de recursos tecnológicos, como imagens de satélites, para lutar a favor da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e outros desafios ambientais.
2. Engenharia Biomédica
Com essa profissão, é possível investigar sistemas para detecção de doenças nos seres humanos e suas causas, o que pode ajudar os médicos a desenvolver tratamentos para combatê-las.
3. Engenharia de Biotecnologia
Essa Engenharia trabalha com tecnologias voltadas às áreas da saúde, química, ambiental e mais que são utilizados no estudo de plantas e microrganismos prejudiciais aos seres humanos.
4. Engenharia Hídrica
Tal Engenharia, como algumas outras, analisa o uso de recursos naturais; nesse caso, o foco é a água e todo o impacto ambiental envolvido na sua exploração.
5. Engenharia Genética
E essa é para quem gosta especialmente de Biologia Molecular e novas tecnologias que levam a pesquisas relacionadas à animais, plantas, bactérias, vírus, entre outros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
E quanto a Bioengenharia, considerada uma das carreiras mais promissoras?
Sim, pode-se dizer que a Bioengenharia é uma das profissões do futuro; isso porque lida com questões essenciais para o desenvolvimento da humanidade, unindo, como o próprio nome explica, Engenharia e Biologia, além de Medicina, Matemática, Química, Física e Tecnologia. O objetivo é desenvolver métodos e equipamentos inovadores. Por exemplo, equipamentos de diagnóstico e tratamento, aparelhos de respiração, órgãos artificiais, aparelhos de laboratório, centrífugas, incubadoras, maquinário necessário para o desenvolvimento genético, produção de energias renováveis, tratamento de água e resíduos químicos, produção de alimentos, e mais.
O único problema nesta história é que curso de Bioengenharia ainda não é oferecido por nenhuma universidade no Brasil. As alternativas mais perto disso são:
- Engenharia Bioenergética
- Engenharia Biomédica
- Engenharia Bioquímica
- Engenharia de Bioprocessos
- Engenharia de Biossistemas
- Engenharia de Biotecnologia
Fontes: Mais Bolsas, Guia da Carreira.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.