Engenharia 360

6 dicas para planejar melhor seu tempo

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 15/12/2014 | Atualizado em 04/11/2021 3 min

6 dicas para planejar melhor seu tempo

por Jéssica Dias | 15/12/2014 | Atualizado em 04/11/2021

O que vai fazer hoje? Nesta semana? Neste ano? Já pensou porque é importante planejar o seu tempo. Explicamos neste texto!

Engenharia 360

O que vai fazer hoje? Nesta semana? Neste ano? Já pensou porque é importante planejar o seu tempo. Explicamos neste texto!

Por diversas vezes eu já acordei cedo, fiz minhas atividades durante o dia, voltei para casa tarde e, ainda sim, parece que não tive nenhum progresso (quem nunca?). Com tantas distrações, como celular, TV, seriados, internet, entre outros, ficou cada vez mais difícil manter o foco e render mais durante o horário de trabalho e/ou estudo. Assim, eu percebi precisar planejar melhor minhas atividades, pois caso contrário teria que voltar àquela rotina de passar noites em claro para entregar os trabalhos no prazo ou mesmo para estudar para alguma prova, o que a longo prazo pode ser prejudicial à saúde.

Quando decidimos planejar efetivamente o nosso tempo, podemos ser mais realistas sobre o que pode ser feito naquele tempo, evitando ficar sobrecarregado pelo acúmulo de tarefas. Isso faz a rotina ficar mais ‘estável’, um pouco menos estressante e mais produtiva.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tempo1blog-da-engenharia

Qual ferramenta pode ser usada para o planejamento?

Existem várias ferramentas que podem ser usada, como o MS Outlook®, Google Calendar®, MS Excel®, ou até mesmo a boa e velha agenda. É importante que você tire um tempo do seu dia para fazer seu planejamento, seja ao final do dia anterior ou pela manhã, antes de começar a jornada.

Quais são os 6 passos?

  • Identificar o tempo disponível: seja realista e estabeleça o tempo que você tem para estudar ou fazer aquele trabalho. Se você, como eu, não tem os mesmos horários para todos os dias da semana, pode especificar o tempo livre para cada dia, individualmente.
  • Planejar as atividades essenciais: as primeiras atividades são aquelas que você absolutamente precisa fazer naquele dia ou horário. Suas aulas e cursos extracurriculares, reuniões semanais e outros compromissos que você ‘não pode faltar’ são suas atividades essenciais.
  • Planejar as atividades de alta prioridade: essas são as atividades que você precisa fazer de maneira mais urgente. Pode ser um relatório para seu chefe, um trabalho cuja entrega está próxima ou uma prova para a qual você precisa estudar.
  • Planejar seu tempo de contingência: é muito importante que você tenha “folgas”, que é tempo extra para lidar com as interrupções, emergências e atividades inesperadas. Você pode até tentar pular este passo, mas ainda sim as emergências ocorrerão e atrapalharão seu planejamento.
  • Planejar um tempo para você: tenha um tempo disponível para você, seja para relaxar ou mesmo para trabalhar em outras metas pessoais que você tenha.
tempo
  • Analisar suas atividades: caso você chegue ao passo 5 e não tenha tempo para suas atividades pessoais, tente revisar os passos anteriores, talvez tenha alguma tarefa que não seja tão relevante assim. Claro, sabemos que na nossa rotina de trabalho e/ou vida de estudante é difícil ter tempo para tudo, porém precisamos ter tempo para nós, cuidar da saúde física e mental.

No começo é mais difícil lidar com o planejamento, mas a experiência ao longo do tempo ajuda muito a adaptar e encontrar um plano que se adéque a sua vida. Lembre-se, seu tempo é o recurso mais valioso que você tem! Cuide bem dele!

E você, como planeja seu tempo? Tem alguma técnica diferente? Mudaria algo nos passos acima? Deixe seu comentário!

Veja Também: Entenda por que o “novo Stephen Hawking” da Ciência afirma que ‘O tempo não existe’

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: mindtools.com; Imagens: Shutterstock.

Comentários

Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira industrial; formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; com passagem pelo Instituto de Tecnologia de Rochester; tem experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), e já atuou nas funções de Logística, Planejamento e Programação de Materiais.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo