Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

6 dicas infalíveis para se dar bem em uma reunião em inglês

por Luciana Reis | 12/07/2016
Copiado!

Saber falar inglês é imprescindível em qualquer carreira, e essa informação não é novidade. E na Engenharia, será que é diferente? A resposta é não. E mais do que apenas termos técnicos, é fundamental a comunicação em inglês com desenvoltura e naturalidade. Não faltam sugestões para tornar este processo mais prático e aqui, no Blog da Engenharia, destacamos seis estratégias para ajudar os profissionais a mostrarem suas habilidades também em inglês.

reunia-blog-da-engenharia

Imagem: Shutterstock



O mercado de trabalho, a cada dia mais competitivo, exige um desenvolvimento constante e cada vez mais abrangente, daí a necessidade de os profissionais apresentarem competências e habilidades que vão bem mais além dos conhecimentos adquiridos durante os anos na universidade – e no caso do estudo em inglês, bem mais do que saber o “verb to be”. Além disso, oportunidades no exterior e especializações que exijam o conhecimento em inglês também são cada vez mais comuns.
Entre os desafios na carreira com o qual os profissionais podem se deparar estão as reuniões em inglês. O contato com setores e diferentes empresas do exterior é um dos motivos que tornam cada vez mais comuns as oportunidades de utilizar o inglês em reuniões de negócios. Mas se não é uma habilidade praticada no ambiente de trabalho, algumas dificuldades podem aparecer. E como se destacar nas reuniões e mostrar o seu trabalho, mesmo quando não se fala em inglês a todos os dias?
Conheça algumas dicas que vão ajudar no êxito da reunião:

1) Segurança e autoconfiança

Esta sugestão é importante para qualquer reunião, e mais ainda quando se trata de um desafio em uma língua estrangeira. Mostrar firmeza, postura e liderança, além de conhecimento do assunto tratado é muito importante, e representa boa parte da imagem que se tem do profissional. A explicação de uma forma clara dos pontos de vista, mesmo que haja algum receio inicial de tratar o assunto em inglês, torna viável o sucesso ao profissional durante sua participação na reunião.

inglês-carreira-blog-da-engenharia

Imagem: Challenge

2) Preparar-se com antecedência

Além dos tópicos e assuntos que serão discutidos na reunião, a preparação envolve uma síntese de tudo que será discutido na reunião, e a seleção de palavras-chave ajuda bastante. É possível pensar no conteúdo primeiramente em português, para depois escrever o texto ou tópicos resumidos em inglês. Durante os preparativos, vale até o típico treino em voz alta, ou até mesmo frente ao espelho.

3) Pesquise termos e vocabulários em inglês

Para tornar a apresentação mais rica, há expressões em inglês próprias do mundo corporativo, como “kick off”, que significa iniciar, ou “get down to business”, que em português quer dizer ir direto ao ponto. Para sintetizar as ideias da reunião, a frase pode ser iniciada com a expressão “to sum up”, que significa para finalizar. O “business plan” significa o planejamento de negócios, e se alguém perguntar sobre seu “background”, não se preocupe, é apenas pedindo informações sobre a sua formação acadêmica.

inglês-estudos-carreira-blog-da-engenharia

Imagem: Aprender a Estudar é Só Começar

4) Ter aulas de Business English

Como forma de preparo prévio para reuniões ou mesmo para outra situações de trabalho, diversas escolas de inglês ou professores particulares oferecem a possibilidade de aulas focadas em temas, vocabulário e expressões corporativas aos profissionais. E nos casos em que a reunião já está perto de acontecer, uma sugestão é aumentar o preparo através de aulas virtuais e focadas em Business English.

5) Objetividade

Ser conciso facilita a apresentação, torna o desenvolvimento de ideias mais claro, leva os ouvintes diretamente ao ponto chave das informações que o palestrante deseja disseminar, e tem como consequência até mesmo uma maior segurança do profissional durante a exposição, sem delongas.

engenharia-profissão-carreira-blog-da-engenharia

Imagem: Outstanding

6) Tranquilidade acima de tudo

Depois de tanto preparo, manter a tranquilidade é fundamental para deixar fluir a exposição de ideias, principalmente em uma língua que não seja a sua nativa. Agir com naturalidade e com atenção ao conteúdo tornam possível divulgar ideias, conhecimentos e experiências com sucesso.
E você, já passou por situações como esta? Como foi a experiência? Conte aqui no Blog da Engenharia!

Copiado!

Comentários