Engenharia 360

O 5G: O que é, qual o diferencial, e a tecnologia no Brasil

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 26/09/2019 | Atualizado em 17/06/2022 2 min

O 5G: O que é, qual o diferencial, e a tecnologia no Brasil

por Beatriz Zanut Barros | 26/09/2019 | Atualizado em 17/06/2022
Engenharia 360

A quinta geração da internet móvel, o 5G, já está em funcionamento em diversas partes do mundo. Países como Estados Unidos, Europa e Coréia do Sul já possuem esta tecnologia, e a chegada no Brasil está prevista para 2023.

O 5G, é uma tecnologia que funciona através de rádio, assim como as conexões que temos atualmente. Porém, o que diferencia esta rede das outras é o expecto da frequência; que será de 3,5GHz a pelo menos 26GHz. Ou seja, uma capacidade de onda maior, embora com comprimentos de ondas menores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Os comprimentos de onda significam um alcance mais curto, fazendo com que novas antenas sejam instaladas para propagar chamadas “ondas milimétricas”, que permitirão uma cobertura mais ampla.

diferencial do 5g

Mas qual o diferencial desta rede?

De acordo com a fabricante de chips Qualcomm, a velocidade de download e navegação pode aumentar de 10 a 20 vezes com relação ao 4G.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com isto, é esperado a intensificação do conceito de IOT (Internet of things), uma vez que a velocidade de transmissão para dispositivos conectados ao celular, como o smartwatch, será reduzida.

velocidade do 5g

A introdução do 5G no Brasil

Hoje, o principal problema para implementação do 5G no nosso país vem de questões burocráticas. A Anatel decidiu que as bandas de 2,5GHz e 3,5GHz que antes eram usadas para transmissão de TV analógica, serão alocadas para a implementação do 5G no país. Em 2020 ocorrerá um leilão em que as empresas disputarão a concessão para serem provedoras desta tecnologia.

A empresa chinesa Huawei, é uma empresa que já testou esta tecnologia junto com às quatro operadoras brasileiras. E de acordo com Nicolas Driesen, diretor de tecnologia da Huawei, se o Brasil adiar o leilão de concessão de bandas, previsto para 2020, ele ficará ainda mais atrasado com a implementação da tecnologia 5G.

Países latinos como Uruguai e México, já deram o primeiro passo comercial para a implementação da tecnologia.

suporte ao 5g

Fontes: Isto é Dinheiro, BBC News

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo